Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluno avalia participação no Programa Ibero-Americanas Santander

Aluno avalia participação no Programa Ibero-Americanas Santander

por publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24

O primeiro aluno que participou do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades, edição 2014, voltou recentemente de Porto - Portugal.

Matheus Prust, acadêmico do 3º ano do curso de Licenciatura em Música, do Campus de Curitiba I da Unespar (Embap), escolheu a Escola Superior de Música, Artes e Espetáculos do Instituto Politécnico do Porto (ESMAE), onde freqüentou aulas entre fevereiro e julho de 2015, no curso de Música Antiga, escolhendo o violino barroco.

Para Matheus, foi uma experiência enriquecedora e diferente, pois as disciplinas funcionaram no formato de módulos intensivos, com aulas de manhã, tarde e noite, o que, segundo ele, é uma prática mais parecida com a vida profissional do músico. Matheus freqüentou oito disciplinas e também a prática coletiva. Além das aulas, também teve a oportunidade de participar de diversos eventos e concertos como o XII Festival de Música Antiga. Matheus ressaltou que as cadeiras específicas de música antiga são freqüentadas tanto por alunos da graduação, quanto da pós-graduação, o que possibilitou uma experiência enriquecedora.

Teve a oportunidade de participar de aulas com Amandine Beyer, considerada a melhor violinista barroca da atualidade e também com Benjamin Chenier, professor titular de violino. “Neste período da minha estada na ESMAE, ressalto o contato com o professor Pedro Souza Silva, coordenador do curso de Música Antiga. Além dele, muitos professores foram importantíssimos, nomeadamente Ana Mafalda (cravo), Júlio Dias (cravo), Catariana Costa e Silva (danças antigas), Hugo Sanches (alaúde), Magna Ferreira (canto) e Xurxo Varela (viola da gamba). Também tive contato com fontes e manuscritos originais de cerca de quinhentos anos, na Biblioteca da Universidade de Coimbra”, ressaltou ainda.

O acadêmico destacou que houve uma boa receptividade do corpo docente e discente e que a experiência contribuiu sobremaneira para sua formação, no sentido de troca de experiências e pelo contato com a realidade de outra instituição de ensino superior na área da Música. Evidenciou também que recebeu um feedback positivo dos professores, inclusive com indicação de outras IES para a complementação de seus estudos.

Por fim, Matheus declarou “admirei muito o empenho no estudo e na pesquisa realizado no Instituto e apreciei demais esta oportunidade que contribuiu para a otimização da minha formação acadêmica e possibilitou contatos para a realização de futuros projetos”.