Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluno do mestrado em Artes da Unespar é selecionado para residência em Cuba

Aluno do mestrado em Artes da Unespar é selecionado para residência em Cuba

Geral, Pesquisa

por Denise Ligmanovski publicado: 24/09/2024 13h43 última modificação: 24/09/2024 13h43

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) teve um dos seus alunos de intercâmbio junto à Universidade de Luanda, Adriano Cangombe, selecionado para fazer residência no acampamento agropecuário de Quisicuaba, na província de Artemisa, em Cuba. Adriano é angolano, natural de Benguela e, desde abril, cursa mestrado na Unespar, no Programa de Pós-Graduação em Artes – Mestrado Profissional. Ele também é artista visual, curador e professor da Faculdade de Artes  em Luanda.

A residência vai acontecer de 10 a 25 de novembro e será a primeira edição do programa denominado Punto Naranja, organizado pelo comité da Bienal de La Habana, em parceria com o projeto sociocultural Cabildo Quisicuaba.

A 15ª edição da Bienal de La Habana tem como tema “Horizontes Compartidos” e se propõe a convidar artistas que possam refletir diversos temas, questões e problemas por meio da linguagem artística resultante da residência.

Adriano esclarece o nome do projeto: “R.E.M.O. é uma abreviatura de ‘Reflexos Entre o Mar e Origens’ como uma pesquisa que reflete sobre os cruzamentos e relações culturais e históricas entre África e países da América Latina como o Brasil e Cuba. A proposta é de uma instalação - site específico que tem como principal objeto o ‘remo’, funciona simbolicamente como metáfora da travessia, da viagem sem volta, do trauma, da violência e ao mesmo tempo imposição e afirmação”.

Quanto à Bienal de La Habana, Adriano avalia que é “um dos grandes eventos artísticos do mundo, faz parte do leque das três bienais muito consagradas historicamente com a de Veneza e a de São Paulo. É uma montra que tem sua relevância no cenário internacional, em termos políticos, culturais, sociais e econômicos para a carreira de artistas emergentes como eu”.

Para Adriano, o evento acaba sendo relevante também para as instituições de que faz parte, tanto a Universidade de Luanda onde trabalha, como a Unespar, especialmente o PPGArtes, em que é estudante do programa, além da importância que o mesmo terá no seu percurso profissional e projeção internacional.