Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluno e instrutor de musculação do campus de Paranavaí vence campeonato de powerlifting em Curitiba

Geral

Aluno e instrutor de musculação do campus de Paranavaí vence campeonato de powerlifting em Curitiba

Geral, Extensão

por Fábio Candido dos Santos publicado: 10/12/2024 10h14 última modificação: 10/12/2024 10h14

O estudante do curso de Educação Física e instrutor de musculação do campus de Paranavaí da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Heron Vinicius Romeiro Silva, sagrou-se campeão do Powershow, competição de nível nacional de powerlifting da World Raw Powerlifting Federation (WRPF), realizado no último dia 7, em Curitiba.

Reconhecido oficialmente como esporte em 1960, o powerlifting tem por objetivo erguer o maior peso possível em três exercícios – agachamento livre, supino reto e levantamento terra – em três tentativas. Silva concorreu na categoria júnior, destinada a atletas de 20 a 23 anos com até 100kg, e estabeleceu um novo recorde, com 540kg levantados, superando o anterior, de 495kg. O resultado também o classificou na segunda posição da categoria open (adulto).

Diante da conquista, o estudante afirmou ser gratificante levar o nome de Paranavaí e da Unespar ao pódio da competição e ainda destacou a importância da preparação para o resultado. “Consegui me superar em todos os quesitos. Tanto físicos como mentais. Foi uma preparação com cerca de 20 semanas com muitos treinos intensos e difíceis”.

Boa parte da preparação ocorreu na academia da Unespar, onde, como instrutor de musculação, Silva recebe interessados em treinar gratuitamente no Centro de Atividades Corporais (CAC) do campus de Paranavaí.

O serviço faz parte do Programa de Atividade Física para a Sociedade (Pafis), projeto de extensão que reúne docentes e alunos de Educação Física com o objetivo de fomentar o bem-estar e a saúde na comunidade paranavaiense por meio da prática de atividades físicas como musculação, basquete, futebol e muay thai.

A conquista é a segunda do aluno da Unespar no esporte no ano. Em julho, Silva já havia conquistado o Psychopower 2.0, outra competição nacional da WRPF e que marcou a estreia do instrutor em eventos esportivos oficiais.