Geral
Alunos da Unespar participam de evento internacional de audiovisual
Geral, Extensão
O Laboratório de Cinema e Educação (LabEducine) do Campus de Curitiba II/FAP da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), participa, entre 19 e 23 de abril, da Maratona de Audiovisual Brasil Uruguai. A abertura do evento acontecerá nesta segunda-feira (19), às 19 horas, pelo canal do Youtube ArtesFAP, com a palestra do professor João Luiz Leocádio da Universidade Federal Fluminense.
A Maratona de Audiovisual Brasil Uruguai é uma ação do projeto Educação Audiovisual em Formação de Docentes, uma área de inovação educacional dentro do programa de cooperação técnica da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) ligada ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil e a Agencia Uruguaya de Cooperación Internacional (Auci) do Governo do Uruguai. O projeto é coordenado pelas professoras Cecilia Etcheverry do Programa Cineduca do Uruguai, Elianne Ivo do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense, e Solange Stecz, do curso de Cinema e Audiovisual e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES) da Unespar.
A Maratona Audiovisual é uma das atividades que foi planejada em 2017 em Montevidéu e que iniciou em 2018. A proposta foi o desenvolvimento de várias atividades em conjunto, focadas na transferência de conhecimentos. No ano de 2020, com a pandemia de Covid-19, foi preciso readequar as ações previstas presencialmente e por isso a Maratona Audiovisual acontecerá de forma remota. Pelo LabEducine participam 14 integrantes, dentre alunas do curso graduação em Cinema e Audiovisual, estudantes do PPGARTES e membros externos do Laboratório.
A Maratona Audiovisual tem como objetivo a formação de professores e, por isso, desenvolveu várias atividades, dentre elas uma oficina de narrativas docentes, realizada em 2019 com 15 professores da rede estadual de educação e ministrada por docentes do Uruguai e do Rio de Janeiro. Outra atividade constitui a troca de video-cartas entre Brasil e Uruguai da qual participaram os professores Murilo Lazarin (egresso do Curso de Cinema e Audiovisual) e Adriana Cichocki (aluna do PPGARTES).
De acordo com a coordenadora do LabEducine, professora Solange Stecz, “em um momento tão grave pelo qual todos passamos, o cinema e o audiovisual despontam como um modelo de vida em que a colaboração e a solidariedade são a chave para a boa realização. A força do coletivo e a pressão do tempo para a produção vão demonstrar que as barreiras da língua, as diferenças culturais e as adversidades da comunicação online serão facilmente transponíveis quando se trata da expressão audiovisual”, conclui.
Para conhecer os integrantes e acompanhar a Maratona siga as Redes Sociais.
Acompanhe a Unespar nas redes sociais
www.facebook.com/UnesparOficial