Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos e egressos da Unespar integram grupo de artistas da Exposição “Sobre Viver a Ruína”

Geral

Alunos e egressos da Unespar integram grupo de artistas da Exposição “Sobre Viver a Ruína”

geral, extensão

por Denise Ligmanovski publicado: 07/04/2025 11h45 última modificação: 08/04/2025 11h58

Alunos e ex-alunos da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) fazem parte do grupo de artistas da Exposição Coletiva “Sobre Viver a Ruína”, a ser inaugurada, dia 8 de abril, às 18 horas, no Sesc Paço da Liberdade Espaço das Artes, em Curitiba, com a curadoria da pesquisadora Heloisa Nichele. A visitação poderá ser feita até o dia 8 de junho, com entrada gratuita.

Também participam desta edição os artistas Aline Moraes, Amanda Sanches, Giovana Tartas, Heloisa Panuci, João Konno, Laura Bortolozzo, Livia Deboni, Maira Heringer e Natália Bellos, com obras em múltiplas linguagens.

Ainda no dia da abertura, às 18 horas, a artista Laura Bortolozzo realizará uma performance e, durante o período de exibição, a mostra contará com um programa de oficinas, ações e uma conversa aberta ao público, firmando assim o compromisso em criar espaços de sociabilidade a partir das proposições desenvolvidas pelo grupo.

O espaço expositivo conta ainda com a instalação de mediação com o público, intitulada “Imaginar para pertencer”. Nela, os visitantes poderão exercitar a imaginação ao relacionarem-se com os trabalhos, como uma forma de ativar coletivamente um imaginário da mostra.

Durante oito meses os artistas selecionados participaram de encontros semanais mediados pelo orientador de atividades de artes visuais, William Wagner e interlocução com a artista, curadora e pesquisadora, Mônica Hoff. Como um catalisador de ideias, o projeto promove um espaço de discussões onde as práticas artísticas, curatoriais e educativas transitam na porosidade com a instituição, possibilitando a investigação e criação de modelos não consolidados de exposições.

Sobre Viver a Ruína” é resultado da sexta edição do Projeto Permanente de Desenvolvimento e Experimentação em Artes Visuais (PPDEAV), do Sesc Paço da Liberdade.

De modo geral, a mostra apresenta um conjunto de experimentações, pesquisas, obras artísticas e também os interesses, escolhas e inquietações vivenciadas neste percurso.

A visitação pode ser feita de terça a sexta-feira, das 10 às 21 horas, aos sábados das 10 às 17h45 e aos domingos e feriados, das 11 às 17 horas.