Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aos poucos, idosos retornam para as Universidades

Aos poucos, idosos retornam para as Universidades

Geral, Ensino

por Denise Ligmanovski publicado: 26/10/2022 16h47 última modificação: 01/11/2022 17h10

O número não é tão significativo, são apenas 36 idosos/as, com idade entre 60 e 75 anos, fazendo um curso de graduação distribuídos pelos sete campi da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Por outro lado, a cada ano, mesmo que de forma tímida, esse número é progressivo. Em 2018, havia 21 idosos/as matriculados/as e no ano seguinte, caiu para 20. Porém, em 2020 esse número cresceu para 23 idosos/as, em 2021 subiu para 29 e em 2022, já são 36 estudantes matriculados/as. O quantitativo ainda é pequeno, mas o mérito é muito grande e faz toda a diferença.  Esse universo tem um valor incalculável porque ele é formado por pessoas que trazem na bagagem uma vida cheia de experiências e de histórias.

O grupo de idosos representa 0,40% do total de alunos matriculados em cursos de graduação da Unespar. A porta de entrada para os idosos concorrerem a uma vaga na Universidade foi diferente entre eles. A maioria (25) ingressou pela aprovação no vestibular, sete entraram ocupando vagas remanescentes, três com nota do Enem e um deles entrou selecionado em vagas próprias especiais.

Entre os longevos, o gênero feminino é maioria. São 20 mulheres e 16 homens que estão matriculados nos cursos de Museologia do campus de Curitiba I/Embap (cinco estudantes), História do campus de Paranaguá (quatro), Artes Visuais dos campi de Curitiba I/Embap e Curitiba II/FAP (quatro), Música do campus de Curitiba II/FAP (três), Matemática dos campi de Paranavaí e Paranaguá (três), Serviço Social do campus de Apucarana (dois), Administração dos campi de Paranaguá e Apucarana (dois), Engenharia de Produção do campus de Paranaguá (dois), Direito do campus de Paranavaí (dois), Letras dos campi de União da Vitória e Paranaguá (dois), Musicoterapia do campus de Curitiba II/FAP (um), Pedagogia do campus de Paranaguá (um), Filosofia do campus de União da Vitória (um), Turismo e Negócios do campus de Apucarana (um), Canto do campus de Curitiba I/Embap (um), Teatro do campus de Curitiba II/FAP (um) e Escultura do campus de Curitiba I/Embap (um).

O coordenador do Programa Unespar 60+, que reúne projetos voltados à pessoa idosa, professor Sebastião Cavalcanti, entende que o/a idoso/a encontra na Universidade o espaço para troca de experiências e para compartilhar novos conhecimentos. Quanto a possíveis dificuldades que os idosos possam vir a ter, enquanto inseridos no ambiente da Universidade, seria de locomoção, para alguns, e de novas tecnologias. “Apesar de serem adversidades, as mesmas também são vistas como desafios, superadas com dedicação e esforço inspiradores para nossa comunidade acadêmica”, assegura.

Ciente do aumento da expectativa de vida e defendendo a importância de oferecer um espaço que absorva idosos/as, o professor espera que “cada vez mais, a Unespar abra espaço para a participação da pessoa idosa e também para inclusão do tema ‘pessoa idosa’ nas atividades de ensino, pesquisa e extensão”. Sebastião também torce para que as histórias de vida dos estudantes da melhor idade “se completem e contribuam na escrita de novas histórias, cada vez mais ricas de conteúdos com essa convivência de gerações”.

Unespar oferece projetos de extensão à comunidade que abrem portas às pessoas idosas

Não é apenas aos cursos de graduação que os/as idosos/as recorrem para aproveitar o tempo disponível. A Unespar também oferece cursos de extensão voltados a quem tem mais de 60 anos, com uma proposta diferenciada de atendimento às principais demandas dessa faixa etária nas mais diferentes áreas. Um deles é o do campus de União da Vitória – Faculdade da Terceira Idade (FATI) -, que acaba de completar 30 anos de existência. Além do projeto de União da Vitória , mais cinco projetos nos mesmos moldes funcionam nos campi da Unespar. Todos integram o Programa Unespar 60+. São eles:

• Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UAPI), com 45 estudantes – campus de Curitiba II/FAP | MAIS INFORMAÇÕES: uapi.curitiba2@unespar.edu.br

• Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), com 135 estudantes e UNATI/Litoral (na cidade Pontal do Paraná) com 30 estudantes campus de Paranaguá | INFORMAÇÕES CLIQUE AQUI

• Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UNAPI), com 40 estudantes – campus de Paranavaí | MAIS INFORMAÇÕES: maria.costa@unespar.edu.br

• Faculdade Aberta da Terceira Idade (FATI), com 70 estudantes – campus de União da Vitória | MAIS INFORMAÇÕES: (42) 3903-3808