Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Após seis anos, aula em Foz do Iguaçu marca início do PDE para 2 mil professores da rede estadual

Geral, Ensino

por Helio Sauthier publicado: 04/05/2023 14h45 última modificação: 04/05/2023 14h45

Mais de 2 mil professores da rede estadual de ensino participam, em Foz do Iguaçu, das atividades iniciais do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), retomado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) no ano passado após seis anos do lançamento da última turma. Com objetivo de ofertar formação continuada aos professores do Quadro Próprio do Magistério (QPM), o programa é uma parceria da Seed-PR com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e as sete universidades estaduais do Paraná.

Na manhã desta quinta-feira (4), a aula inaugural “O futuro do presente e a importância da docência” foi ministrada pela professora doutora Linnyer Beatryz Ruiz Aylon, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O evento teve sua abertura oficial na noite de quarta-feira (3) e segue nesta quinta e sexta-feira com outros quatro painéis e a apresentação do PDE 2023, que será feito na modalidade a distância, com carga horária de 420 horas neste e no próximo ano, com dupla certificação: como conclusão do PDE (para ascensão da carreira) e de Especialização em Gestão de Ambientes de Aprendizagem.

Da Unespar, participaram a reitora, Salete Machado Sirino, a coordenadora do PDE na Unespar e diretora de Programas e Projetos da Pró-reitoria de Ensino de Graduação, Maria Ivete Basniak, e a professora Cláudia Lopes Pontara.

Fonte: Agência Estadual de Notícias.