Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aula Inaugural do Curso de Direito de Apucarana foi realizada pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça

Geral

Aula Inaugural do Curso de Direito de Apucarana foi realizada pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça

Geral

por Helio Sauthier publicado: 03/04/2023 11h49 última modificação: 03/04/2023 13h03

Na última sexta-feira (31/3) foi realizada a aula inaugural do curso de Bacharelado em Direito do campus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça Sergio Luiz Kukina, com o tema “O papel do STJ na estrutura jurisdicional”.

O projeto do curso é inovador e prevê a curricularização da extensão e as formas de letramento digital objetivando aproximar os estudantes da comunidade de Apucarana e região.  O Curso de Direito era aguardado há muito tempo e a mobilização para sua implantação em Apucarana teve início em 1968, com o ex-prefeito Valmor Giavarina, mas somente em 2022 o curso foi concretizado a partir da atuação da direção do campus de Apucarana que convidou a Professora Dra. Patricia de Mello, docente da Unespar há mais de 25 anos, para elaborar o projeto do curso. Em 2021, com o apoio da Pró-reitoria de Ensino de Graduação da Unespar, o projeto foi aprovado pelo Conselho de Campus e Conselhos Superiores da Unespar: CEPE, CAD e COU.  

A partir desta aprovação, a reitoria da Unespar encaminhou o projeto para tramitar nas instâncias da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) contando com o apoio do Secretário Aldo Bona. Neste sentido, a oferta do curso também contou com o grande apoio do então secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. Assim, por meio do Decreto 10.808/2022, o Governo do Estado oficializou a criação do Curso de Direito, em Apucarana. 

A aula inaugural contou com a participação do Secretário da Seti, Aldo Bona, da Reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, do Diretor do campus de Apucarana, Daniel Gomes e da Professora Marli Fernandes, no ato representando o Prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior. E, a convite da Coordenadora do Curso de Direito, compôs a mesa de honra, a 1ª. Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, a Desembargadora Joeci Machado Camargo, que proferiu algumas palavras de incentivo à primeira turma do curso e comunicou que o Curso de Direito já se encontra incluído no Projeto “Justiça no Bairro” que ocorrerá em meados de 2023, em Apucarana. 

A Coordenadora do Curso, Patricia de Mello, relata: “Dentre tantas dificuldades pelas quais a comunidade passou desde 1968 tentando a implantação, inegavelmente pode-se dizer que o Curso de Direito da Unespar em Apucarana já está entre os melhores cursos ofertados no Brasil. Com o apoio incondicional da reitora, Professora Salete Machado Sirino, e do secretário da Seti, Professor Aldo Bona e da Direção do Campus de Apucarana, o curso já decolou em suas melhores condições e com agenda fechada para 2023, para atendimento na comunidade”, finaliza. 

Em sua fala, o secretário da Seti, Aldo Bona, saudou os estudantes e ressaltou que “estamos vivendo uma noite histórica efetivamente, não só pelo tempo sonhado deste curso, mas também por ser o primeiro curso autorizado pelo Governo do Estado, sob a égide de uma lei que veio para estabelecer um regulamento de equidade entre as IES do Paraná e atribuir mais autonomia e responsabilidade de gestão das nossas universidades, tornando realidade a oferta do curso de Direito em Apucarana”, evidenciou.