Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bacharéis e licenciados do campus de Paranaguá recebem diplomas

Bacharéis e licenciados do campus de Paranaguá recebem diplomas

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Exibir carrossel de imagens Solenidades aconteceram nesta quarta e quinta-feira, 11 e 12 de maio

Solenidades aconteceram nesta quarta e quinta-feira, 11 e 12 de maio

Mais profissionais receberam a outorga de grau nesta quarta e quinta-feira, 11 e 12, pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O campus de Paranaguá realizou as sessões públicas de colação de grau no Teatro Municipal Raquel Costa com a presença dos formandos, familiares, amigos, docentes, agentes universitários e direção da instituição.

A agenda de colações foi aberta com a entrega dos diplomas para 34 licenciados dos cursos de Letras (Português/Inglês), História e Pedagogia. O reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, e o diretor do campus, professor Cleverson Molinari Mello, conduziram a solenidade. Ontem formaram-se 56 bacharéis e licenciados dos cursos de Administração, Ciências Biológicas e Ciências Contábeis.

Ao se pronunciar, o reitor propôs aos formandos uma reflexão sobre a relação entre conhecimento, relações políticas e tomadas de decisões. “Interessou-me o tema do conhecimento em razão dos acontecimentos que tomaram nosso país nos últimos dois ou três anos. O conhecimento profundo e radical, para mim, opõe-se aos saberes e opiniões. Opiniões e saberes populares não podem ser desprezados e são pontos de partida para muitas decisões que tomamos, mas é o conhecimento complexo e mais bem elaborado que pode conduzir nossas decisões para superar a miséria cultural e a miséria material”, discursou.

O diretor do campus enalteceu a importância dos formados transformarem o conhecimento adquirido. Também enfatizou a necessidade de que façam escolhas em que predominem as coisas simples da vida, pois essas realmente importam em uma sociedade que privilegia as questões materiais.

Em nome dos paraninfos da primeira noite, a homenageada pelo curso de Pedagogia, professora Mary Sylvia Miguel Falcão, disse aos licenciados que trilhar o caminho da docência não é a coisa mais fácil. “Ele exige de nós coerência, determinação, competência técnica, política e humana. Isso porque ser professor é uma fronteira de resistência numa sociedade mergulhada na desigualdade. É, também, um ato de rebeldia num mundo em que o pensamento único assume formas que tentam arrebatar-nos para o conformismo”, criticou.

Homenageados
Nas solenidades do campus de Paranaguá os cursos escolheram como paraninfos os professores Beatriz Ávila Vasconcelos (Letras), Mary Sylvia Miguel Falcão (Pedagogia - diurno), Denise Maria Vaz Romano França (Pedagogia - noturno) e Joacir Navarro Borges (História).

Na segunda noite, os homenageados foram os professores Cláudio Nogas (Ciências Contábeis), Janaina Moreira Campos da Cunha e Yara Aparecida Garcia Tavares (Ciências Biológicas).

Outras colações
A Unespar ainda realizará duas solenidades de colações de grau referente ao ano letivo de 2015. No dia 02 de junho está prevista a colação de grau de gabinete com mais 150 concluintes dos cursos do campus de Paranaguá.

O campus de Curitiba II encerrará a programação no dia 29 de julho, no grande auditório do Canal da Música, às 19 horas. Na oportunidade serão diplomados os concluintes dos cursos de licenciatura em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro e dos bacharelados em Artes Cênicas, Cinema e Vídeo, Dança, Música e Música Popular.