Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bolsas de formação de professores sobem 75%

Bolsas de formação de professores sobem 75%

Geral, pesquisa

por publicado: 17/02/2023 07h17 última modificação: 17/02/2023 07h17

O governo federal anunciou nesta quinta-feira, 16, o aumento nos valores das bolsas destinadas à Iniciação à Docência e Formação de Professores da Educação Básica. A medida beneficia 91 mil bolsistas da CAPES/MEC. Os benefícios com os reajustes, referentes ao mês de fevereiro, começam a ser pagos em março.

A cerimônia de anúncio foi realizada no Palácio do Planalto. Participaram Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República, os ministros Camilo Santana (Educação) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), os presidentes das agências de fomento Mercedes Bustamante (CAPES) e Ricardo Galvão (CNPq), Vinícius Santos, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), e Cícera Viana, doutoranda em Física da Universidade de Brasília (UnB).

O aumento será de 75% para os alunos de licenciaturas. Para o reajuste, a CAPES terá um aporte orçamentário de R$ 347,6 milhões. O auxílio para a iniciação à docência pelos Programas Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica (PRP) sobe de R$ 400 para R$ 700.

Outras bolsas vinculadas aos Programas de Formação de Professores também terão seus valores reajustados em cerca de 40%. São 23 modalidades diferentes de auxílios. No caso de tutor da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e de supervisor ou preceptor dos Programas Pibid e Residência Pedagógica, o benefício passa de R$ 765 para R$1.100. O aumento atenderá 91.203 bolsistas na formação de professores para a educação básica.

Em 2007, a CAPES – que desde 1951 investe na pós-graduação – assumiu a responsabilidade de atuar na formação e capacitação de professores da rede pública e expandir o acesso ao ensino superior, a partir da educação a distância. Os valores repassados aos alunos de licenciatura atendidos pelas bolsas dos Programas Pibid e Residência Pedagógica representam 70% dos recursos totais dos Programas voltados à formação de professores da educação básica.

O reajuste de 75% das bolsas do Pibid e do Residência Pedagógica mostra o compromisso do governo federal com a valorização das licenciaturas. As bolsas contribuem para a permanência dos estudantes e permitem o custeio das despesas com o deslocamento até as escolas da rede pública de educação básica, onde realizam as suas atividades.

Mais bolsas
Além de reajustar esses valores, o governo pretende aumentar a quantidade de bolsas voltadas à formação de professores da educação básica. A CAPES oferecerá mais 30 mil benefícios ao Pibid e Residência Pedagógica. Os dois Programas ofertam, atualmente, cerca de 60 mil auxílios para os licenciandos. Também serão atendidos mais 1,2 mil professores do ensino superior e 3,7 mil da educação básica responsáveis pela orientação e supervisão dos projetos. Ainda serão concedidas outras 6,5 mil bolsas pelos Programas ParforUAB e ProEB (mestrado profissional), além de recursos de custeio.

O próximo edital do Pibid, que será publicado ainda neste semestre, também oferecerá mais bolsas. A quantidade de benefícios passará de 30 mil para 100 mil. Já o novo programa de Residência Docente concederá 10 mil bolsas aos egressos de cursos de licenciatura e professores em início de carreira para que se especializem em docência na educação básica.

O presidente Lula frisou que “neste governo tudo que formos fazer para atender às necessidades do povo brasileiro vai se chamar investimento” e que “educação, saúde e emprego são prioridades máximas nossas”. Segundo Camilo Santana, “esse momento é simbólico, é o retorno da autoestima dos nossos pesquisadores”. Mercedes Bustamante adicionou: “Apoiar os atuais e futuros professores da educação básica é transformar vidas e capacitar indivíduos e comunidades a tomar decisões, para que possam encaminhar as mudanças necessárias na construção de justiça social e equidade”

Para mais informações, acesse: www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/bolsas-de-formacao-de-professores-sobem-75