Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CAD aprova destinação de recursos para ações de enfrentamento à insegurança alimentar

por Denise Ligmanovski publicado: 21/03/2024 13h19 última modificação: 21/03/2024 13h46

O Conselho de Administração e Finanças (CAD), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), aprovou, em reunião realizada dia 20 de março, a destinação de recursos para ações do Programa Institucional de Enfrentamento à Insegurança Alimentar, as quais possibilitarão a oferta de refeições subsidiadas a estudantes dos campi de Curitiba I, Curitiba II e União da Vitória.

O programa proposto pela Pró-reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh), busca aliar ações realizáveis em curto prazo em cada campus, com sustentabilidade econômica e comprometimento social, priorizando o atendimento de necessidades de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica.

Nos campi de Curitiba I e Curitiba II, as refeições serão contratadas e entregues nos campi. Em União da Vitória, a Unespar viabilizará o fornecimento de insumos, embalagens e transporte de marmitas, possibilitando a ampliação da quantidade de refeições já  produzidas, em parceria com a Prefeitura Municipal de União da Vitória, por meio do projeto de extensão Marmitas Solidárias: segurança alimentar e inclusão socioeducacional.

A pró-reitora da Propedh, professora Andréa Sério, destacou que o acesso a refeições subsidiadas também ocorre no campus de Paranaguá, em um projeto piloto de parceria entre a Unespar e a Fundepar, iniciado em 2023. O CAD aprovou recentemente a destinação de recursos do campus de Campo Mourão para o fornecimento de refeições subsidiadas a estudantes daquele campus. Em Paranavaí, a Propedh e a direção do campus iniciaram tratativas com a Prefeitura Municipal para a proposição de parceria com o restaurante popular, aberto recentemente no município, enquanto são desenvolvidos os projetos para a construção de cozinha, refeitório, moradia, espaço de pesquisa, extensão e horta do Centro Comunitário de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepex), da Unespar de Paranavaí. Essas ações ocorrem paralelamente à destinação de recursos para o subsídio de refeições a serem fornecidas no restaurante universitário do campus de Apucarana.

A reitora da Unespar professora Salete Machado Sirino destacou a importância da decisão do CAD  para a concretização de ações em prol da segurança alimentar de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica dos campi da Unespar e reafirmou o compromisso desta gestão tanto com a ampliação e democratização do acesso ao ensino superior, como com a qualidade da permanência estudantil, com olhar atento a demandas que minimizem as desigualdades sociais e promovam a equidade como um princípio fundamental da Unespar.