Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CAD aprova taxa do Vestibular e reserva de vagas no PSS para Docentes

CAD aprova taxa do Vestibular e reserva de vagas no PSS para Docentes

por publicado: 27/06/2024 11h41 última modificação: 27/06/2024 11h41

O Conselho de Planejamento, Administração e Finanças da Unespar realizou na última terça-feira, dia 25 de maio, a 13ª sessão do Conselho, conforme regulamentado pela Resolução 005/2022 do Conselho Universitário. A reunião contou com dez itens de pauta, além das comunicações, deliberando sobre diversos assuntos da Instituição.

Dentre os temas discutidos, destaca-se a aprovação da taxa de R$ 50,00 para inscrição do Vestibular 2025, menor valor entre as instituições públicas estaduais, demonstrando o compromisso da Unespar em promover o acesso ao ensino superior de qualidade. A professora Aurea Andrade Viana de Andrade, Coordenadora Geral do Vestibular (CCCV), destaca que "a manutenção da taxa de inscrição no vestibular em R$ 50,00 reforça nossa política institucional de subsidiar custos e promover a democratização do acesso ao processo seletivo. Essa medida visa abrir oportunidades para que mais candidatos e candidatas, independentemente de sua situação econômica, possam concorrer às vagas oferecidas pela universidade".

Ainda, o Conselho homologou o sorteio de reserva de vagas para Afrodescendentes e para Pessoas com Deficiência referentes ao Processo Seletivo Simplificado para Docente da Unespar, as quais irão compor o quadro de oferta de vagas do Edital nº 021/2024 – CPPS/UNESPAR. De acordo com a Pró-reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos, professora Andréa Sério, os resultados mais expressivos de ações afirmativas demandam tempo para que sejam verificados socialmente, entretanto, “o uso da aglutinação e sorteio de vagas amplia as chances de cumprimento do percentual de reserva de vagas previsto na legislação estadual”, comenta a pró-reitora.

Sério ainda destaca que “a efetividade dessas políticas fomenta a representatividade e beneficia a toda a comunidade acadêmica pelo valor educacional da convivência na diversidade. Importante destacar que as vagas reservadas não ocupadas por falta de pessoas inscritas ou aprovadas são automaticamente direcionadas para a ampla concorrência”.

Para a reitora, professora Salete Machado Sirino, as aprovações significam a consolidação de políticas de inclusão da Universidade. “A aprovação de políticas de acessibilidade ao Ensino Superior, seja como discente ou docente, simboliza a consolidação da Unespar enquanto uma Universidade plural e igualitária”.

Salete ainda destaca a importância da aprovação da isenção da taxa de inscrição do Vestibular para doadores/as de sangue ou medula óssea, pessoas inscritas no CadÚnico e no Sistema de Isenção de Taxas de Concurso do Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome e para servidores/as da Instituição. “A ampliação da isenção da taxa de inscrição para todos/as servidores/as demonstra o compromisso da Unespar em promover e apoiar a formação de todas as pessoas que se dedicam ao desenvolvimento da Universidade”, acrescenta a reitora.

registrado em: , ,