Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CAD manifesta apoio à pauta da APEEPR e ao Movimento Fica Espanhol no Paraná

Geral

CAD manifesta apoio à pauta da APEEPR e ao Movimento Fica Espanhol no Paraná

Geral, Ensino

por Helio Sauthier publicado: 13/08/2021 10h07 última modificação: 05/07/2022 08h30

O Conselho de Planejamento, Administração e Finanças (CAD) da Universidade Estadual do Paraná, em reunião extraordinária realizada no dia 10 de agosto de 2021, manifestou apoio à pauta da Associação de Professores de Espanhol do Estado do Paraná (APEEPR) e ao Movimento Fica Espanhol no Paraná, composto por docentes e estudantes de Língua Espanhola nos diferentes níveis de ensino da educação, bem como por membros da sociedade civil que defendem o ensino do idioma.

Na carta, os conselheiros solicitam à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, a inserção da pauta de votação a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n.º 03, de 2021, que acrescenta o §9º ao art. 179 da Constituição do Estado, para instituir o ensino da Língua Espanhola como disciplina obrigatória das escolas públicas no Paraná.

O CAD destaca que o Paraná se caracteriza por ser um Estdo pioneiro em relação ao ensino público e gratuito de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM), em especial do Espanhol. Entretanto, com a Lei Federal nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, foi retirado o direito de consulta à comunidade escolar, impondo o ensino de uma (única) língua como obrigatória, tanto para o Ensino Fundamental como para o Ensino Médio, cabendo às demais um lugar de apêndice. Essa medida prejudica diretamente os nossos estudantes, posto que, desde 2010, a língua espanhola é um dos conteúdos abordados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), assim como nos vestibulares de diversas universidades brasileiras, sendo o idioma mais escolhido pelos candidatos que participam desses processos; além disso, é a segunda língua de maior relevância socioeconômica do mundo, assim, precisa fazer parte da formação escolar.

O CAD ressalta ainda que assegurar que o Espanhol conste na grade curricular como disciplina obrigatória nas escolas paranaenses,  corrobora com o histórico da formação plurilíngue do Paraná e a importância da língua espanhola como instrumento para relações comerciais, turísticas e culturais efetivas no desenvolvimento da região.

ACESSE AQUI a Carta na íntegra.


 www.facebook.com/UnesparOficial

 www.twitter.com/UnesparOficial 

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

 www.youtube.com/unesparaovivo