Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus de Campo Mourão recebe palestra sobre o Holocausto e os efeitos do nazismo

por publicado: 22/11/2022 11h33 última modificação: 22/11/2022 13h10

Na última quinta-feira (17), a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, recebeu a palestra intitulada Por que a pichação de suásticas não pode ser considerada uma "brincadeira"? em parceria com o Centro de Educação e Memória do Holocausto da StandWithUs (SWU).

A atividade foi conduzida por Daniel Osowicki, mestre em História da América Latina, pela Universidade Bar-Ilan (Israel), e que possui mais de quatro anos de experiência como educador e guia no Yad Vashem, o Museu do Holocausto em Jerusalém.

O professor Osowicki, que possui descendência polonesa, iniciou sua fala abordando o Shoá – ou Holocausto – e apresentou aspectos da política vigente no período nazista e seus efeitos, principalmente, contra o povo judeu, após a invasão em 1939. Trouxe ainda um depoimento de vida do senhor Ovadia Baruch, um judeu de Tessalônica, na Grécia, que relatou as situações de violência vivenciadas no período da Segunda Guerra Mundial. Além disso, também foram exibidas películas do filme Der ewige Jude ou O eterno judeu (1940), dirigido por Fritz Hippler, na época presidente da Câmara de Cinema do Reich, com contribuições do ministro da Propaganda da Alemanha, Joseph Goebbels.

O documentário inclui cenas de judeus baleados nos guetos de Varsóvia e Lodz por equipes ligadas ao exército alemão, e ainda, compara judeus a ratos que transmitem o contágio, inundam o continente e devoram recursos preciosos. O filme termina com um discurso de Hitler ao povo alemão. Também foram apresentados fragmentos da legislação vigente no Reichtag durante o período, junto com exemplos de propagandas nazistas elaboradas pelo governo alemão durante o referido período, que pretendia caracterizar o povo judeu como inimigo oculto da nação.

O evento contou com a participação de representações da Diretoria de Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh), Direção Geral de Campus, Centro de Área de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Divisão de Extensão e Cultura (DEC), docentes e estudantes dos cursos de graduação em Letras e História, bem como de outros cursos de graduação e de pós-graduação. Também participaram representações do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e Colégio Vila Militar Unicampo.

Na oportunidade, Fabiana Freire França, que esteve representando a Propedh, reforçou o compromisso que a Pró-reitoria tem com os Direitos Humanos e a importância da promoção deste tipo de atividade. O Diretor Geral do Campus, João Marcos Borges Avelar, foi enfático em sua fala ao dizer que "a Unespar não é conivente com a propagação de discursos de ódio e manifestações simbólicas que incitem a violência", e destacou que a Instituição está de portas abertas para o desenvolvimento de atividades contínuas em parceria com entidades educacionais que promovam a paz.

Fotos: Milleni Bezerra Moreira