Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus de Paranaguá realiza mostra “Mulheres em Foco: resistências”

Campus de Paranaguá realiza mostra “Mulheres em Foco: resistências”

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Programação será realizada nas quarta-feiras durante todo o mês de julho

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) realizará novas ações que vão possibilitar o debate sobre questões de gênero e da violência contra mulheres. O campus de Paranaguá, por meio do curso de Letras e do Coletivo Cláudia, vai realizar exibições de filmes que tematizam formas de resistência que mulheres mobilizaram historicamente na Mostra Cinematográfica “Mulheres em Foco: resistências”. A programação acontecerá durante todo o mês de julho, sempre às quartas-feiras, na Biblioteca Mário Lobo.

Nesta quarta-feira, 06, a programação será aberta com o filme “As Sufragistas”, da diretora britânica Sarah Gavron, às 14h30. O evento e dirigido ao público em geral, maior de 16 anos, especialmente a professores da rede pública e estudantes da Unespar. Na oportunidade, além de assistir aos filmes, os participantes terão um espaço para debater os assuntos que emergem nas produções.

De acordo com a coordenadora da mostra, professora Beatriz Avila Vasconcelos, o objetivo é trazer à reflexão questões relativas à história e à condição das mulheres em diferentes perspectivas. “Os filmes apresentam as mulheres no centro de sua construção narrativa. O cerne temático da mostra são as diferentes formas de resistência que mulheres, em diferentes épocas e em diferentes culturas, puderam oferecer às violências e opressões que historicamente recaíram sobre seus corpos, direitos e subjetividades”, detalha.

Exibições
As demais exibições da mostra estão agendas para os dias 13, 20 e 27 de julho, às 14h30, com os filmes As Horas, Stromboli, A excêntrica família de Antonia, respectivamente.

Beatriz salienta que a mostra é parte das atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão Fora das Grades. Como explica, os filmes selecionados são consagrados pela crítica especializada e vão permitir o acesso do público a obras ricas tanto para a discussão temática, quanto para a sua formação estética.

Exposição
Ainda nesta semana, entre quinta e sexta-feira, dias 07 e 08, o campus de Paranaguá receberá a exposição Dados Vermelhos, com fotografias de Elaine Schmitt e Marcia Boroski. A exposição é resultado do projeto de extensão “Gênero e Diversidade Sexual: ações afirmativas para combater a violência”, do campus de União da Vitória, e deve percorrer os demais campi da Unespar nos próximos meses.