Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus de Paranavaí dedica projetos de extensão à saúde e bem-estar da mulher

Campus de Paranavaí dedica projetos de extensão à saúde e bem-estar da mulher

Geral, Extensão

por Marina Santos Daum publicado: 23/03/2021 10h20 última modificação: 05/07/2022 08h29

O campus de Paranavaí da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) conta com 69 projetos, programas, cursos e eventos de extensão voltados para a comunidade. Dentre eles, três dedicam suas atividades para o público feminino e alguns também incentivam a luta das mulheres por seus direitos, dentro da sociedade. Conheça os projetos que daremos destaque durante esse Mês da Mulher:

Numape

O Núcleo Maria da Penha (Numape) atende mulheres de Paranavaí, Amaporã, Nova Aliança do Ivaí, Tamboara e dos Distritos de Mandiocaba, Quatro Marcos, Piracema, Graciosa e Sumaré, que estão em situação de violência doméstica ou intrafamiliar, oferecendo atendimento jurídico, social e psicológico.

Atualmente o Numape conta com a participação de duas professoras orientadoras e um professor orientador; três profissionais, sendo elas uma psicóloga, uma advogada e uma assistente social e mais três estagiárias nessas mesmas áreas de atuação.

O Numape foi implantado em Paranavaí em janeiro de 2018 e neste tempo já se tornou referência no atendimento às mulheres. O projeto conta com o apoio da Rede de Atendimento e Enfretamento à Violência contra Mulheres, que é composto pelas instituições: Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Delegacia da Mulher, Secretaria Municipal da Saúde, através do Programa ‘Estratégia Saúde da Mulher’, 14º Regional de Saúde e Patrulha Maria da Penha.

Apesar da pandemia de Covid-19, o Numape precisou manter o seu atendimento às mulheres. Segundo dados disponibilizados pela coordenadora do projeto, professora Dra. Maria Inez Barboza Marques, em 2020 foram registrados 1.659 atendimentos, enquanto em 2019 foram 1.333, demonstrando um aumento significativo de um ano para o outro. Entre os meses de janeiro e fevereiro de 2021, já foram registrados 226 atendimentos. “Esses números não indicam a quantidade de mulheres que sofrem violência doméstica em Paranavaí, pois atendemos somente as mulheres que são encaminhadas pela Delegacia, pela Rede ou que nos procuram espontaneamente”, esclarece Maria Inez.

Além dos atendimentos, o Numape também trabalha com a produção, publicação e apresentação de trabalhos científicos. Em abril de 2021 a Universidade Estadual de Maringá (UEM) promoverá o VII Seminário Internacional  de Educação Sexual (VII SIES) e o Numape teve um Grupo de Trabalho (GT) sobre “Processos sócioeducativos para  a  educação  sexual  e de gênero no contexto da saúde e da educação”, aprovado e ainda contará com a apresentação de trabalhos de integrantes do projeto.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS

Educação em saúde na atenção a gestantes e puérperas na Pandemia de SARS-Cov-2

O colegiado de Enfermagem da Unespar criou um projeto de extensão voltado a atender gestantes e puérperas durante a pandemia de Covid-19, para alertá-las quanto aos riscos da doença para o desenvolvimento do feto e das crianças recém-nascidas.

O projeto surgiu devido a singularidade dessa nova fase que a população enfrenta, em especial as mulheres grávidas. “A falta de informação sobre os riscos e efeitos da pandemia de Covid-19 frente ao binômio materno-fetal, fez necessário oferecer informações seguras às gestantes e puérperas minimizando suas dúvidas e anseios sobre o Coronavirus”, explica a coordenadora do projeto, professora Maria Antonia Ramos Costa.

Inicialmente os encontros eram online, através de vídeo chamadas, mas a professora relatou que essas mulheres tinham dificuldade em comparecer aos encontros síncronos, por isso “estamos gravando vídeos curtos e então vamos encaminhar via WhatsApp para elas, conforme as dúvidas forem surgindo”, explica Maria Antonia.

Além de atender às mulheres grávidas e puérperas, o projeto de extensão também traz melhorias a profissionais e estudantes que pretendem trabalhar com esse público, pois “prevê uma resposta às necessidades dos serviços de saúde no tocante ao atendimento a um grupo vulnerável”, enfatiza Maria Antonia.

Atualmente o projeto de Educação em saúde na atenção a gestantes e puérperas na Pandemia conta com 13 integrantes, entre estudantes e orientadores dispostos a ampliar seu conhecimento científico, por meio da realização das práticas em saúde, assim como atender essas mulheres.

Desenvolver ações em prol da doação de leite

Outro projeto de extensão voltado para grávidas e puérperas, promovido pelo colegiado de Enfermagem da Unespar, trata sobre a doação de leite materno. O objetivo é incentivar que mais mulheres realizem esse ato, para ajudar crianças que são impossibilitadas de serem amamentadas pelas próprias mães.

As iniciativas do projeto são conduzidas através de campanhas em redes sociais, com informações sobre o aleitamento materno e prestando apoio de maneira remota às mulheres que estão vivenciando esse período.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR AS REDES SOCIAS

O projeto surgiu diante da necessidade de aumentar a quantidade de doadoras de leite humano em Paranavaí e está sendo realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente o projeto é coordenado por duas professoras: Giovanna Brichi Pesce e Tereza Maria Mageroska Vieira e conta com a participação de mais três alunos do curso de enfermagem, sendo uma bolsista e dois voluntários.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo