Geral
Colegiado de Educação Física do campus de Paranavaí oferece escolinha de futebol gratuita
Geral, Extensão
O colegiado de Educação Física do campus de Paranavaí da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está oferecendo uma escolinha de futebol gratuita à comunidade da cidade do noroeste paranaense e região.
Intitulado "Unespar Formando Craques", o projeto, desenvolvido pelo aluno Julhierme “Alemão” Loureiro, atende a crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, de ambos os sexos. “O objetivo é socializar e tirar essa criançada da rua através do esporte, disse Alemão, que vê na iniciativa uma prova “da força da Universidade, da estrutura que ela tem a oferecer, com projetos de extensão para mostrar à comunidade que a Unespar está à disposição e de forma gratuita”.
Dispondo de um dos melhores gramados da região, a escolinha conta com academia dedicada à preparação física, sala de avaliação e vestiário com chuveiro quente para uso pós-treino. Em caso de contusões e acidentes, o projeto tem o auxílio do colegiado de Enfermagem, preparado para o atendimento dos atletas.
A ação é parte do Programa de Atividade Física para a Sociedade (Pafis) do colegiado de Educação Física, iniciativa extensionista coordenada pelo professor Matheus Amarante que oferece gratuitamente a prática orientada de modalidades esportivas e atividades corporais à comunidade.
Ângelo Reis, pai de um dos atletas da escolinha, se mostrou satisfeito com o projeto, porque além de proporcionar entretimento e saúde ao filho, o responsável também se exercita na academia da Unespar – integrada ao Pafis – durante as aulas de futebol.
“Trago meus filhos para treinar e aproveito e faço academia também. Os meninos são bem treinados e o treinador é ótimo. As professoras da academia também são muito boas. Orientam certinho os exercícios. Só tenho a agradecer esse incentivo que a Universidade dá a gente”, festejou.
A escolinha funciona no campo de futebol da Unespar e a inscrição é feita presencialmente nos dias e horários de treinos. Para os atletas de 12 a 17 anos, a atividade ocorre às segundas e quartas, das 17h45 às 19h. Já os de 5 a 11 são recebidos na escolinha às terças e quintas, no mesmo horário dos mais velhos. Há ainda um terceiro encontro, aos sábados, das 8h às 11h30, para ambas as faixas de idade.