Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus de Paranavaí recebe a visita das coordenadoras estaduais do Numape e NEDDIJ

por Marina Santos Daum publicado: 10/06/2022 16h55 última modificação: 05/07/2022 08h32

Na última quarta-feira (8), as coordenadoras estaduais do Núcleo Maria da Penha (Numape), Claudete Canezin, e do Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ), Amália Regina Donegá, estiveram em Paranavaí, para visitar as instalações dos Núcleos, que ficam localizados no campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Na oportunidade, as coordenadoras visitaram o Fórum da cidade e realizaram uma reunião com a diretora e vice-diretor do campus de Paranavaí, Maria Antonia Ramos Costa e Elias Júnior, respectivamente,  com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unespar e representantes da comunidade que participam dos projetos, para destacar a importância do Numape e do NEDDIJ para a Universidade e para o município.

A coordenadora do Numape da Unespar, Maria Inez Barboza Marques, expos diversas contribuições do Núcleo, com a comunidade de Paranavaí, como “a implantação da Patrulha Maria da Penha no ano de 2018 e a organização da Rede de Atendimento e Enfrentamento à Violência no Município no ano de 2019”. Maria Inez também reforçou às coordenadoras estaduais e demais participantes, que o trabalho desenvolvido pelo Numape em Paranavaí “é de suma importância para as mulheres em situação de violência doméstica e intrafamiliar. O Núcleo tem o reconhecimento das instituições parceiras, tendo em vista o compromisso ético, político e profissional da equipe que o compõe”.

No encontro,  também estiveram presentes a coordenadora do NEDDIJ da Unespar, Rosângela Trabuco e o orientador da área do Direito deste Núcleo, Lucílio da Silva, que juntamente com demais integrantes da equipe, acompanharam a visita das coordenadoras Amália e Claudete às instalações do NEDDIJ. Representantes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras),  da Casa de Acolhimento ao Menor, e a psicóloga e assistente social da Secretaria Municipal de Educação de Paranavaí (SEDUC) e Conselho Tutelar, que também compõe a equipe de atuação do NEDDIJ, aproveitaram a reunião para fortalecer os vínculos e dar visibilidade aos trabalhos que desenvolvem. Ao final, aconteceu uma reunião com o Juiz da vara de família e sucessões de Paranavaí, Marcelo Torres Liberati, com o intuito de fortalecer o sistema de garantias e direitos da criança e do adolescente, no município.

A pró-reitora da Proec, Rosimeiri Darc Cardoso, ressaltou a importância do Numape e do NEDDIJ, para a Unespar e para Paranavaí, reafirmando o “compromisso de desenvolver um trabalho alinhado com as necessidades daqueles que não têm acesso à Justiça e fica impedido de ver cumprido seu direito”. Além disso, Rosimeire evidencia o acolhimento feito às vítimas e as orientações realizadas pelos dois Núcleos em suas áreas de atuação, o que contribui para o êxito dos projetos. Por fim, a pró-reitora destaca a importância de alinhar extensão, pesquisa e ensino, visto que muitas ações resultam em publicação de artigos e participação em Congressos.

O NEDDIJ e o Numape oferecem serviços gratuitos de atendimento à comunidade, com profissionais especializados e preparados para lidar com casos de violências, abusos e demais descumprimentos dos diretos das mulheres, crianças e adolescentes. Ambos os Núcleos ficam localizados na Av. Gabriel Esperidião, s/n°, em Paranavaí. Para entrar em contato com o Numape, ligue para o telefone (44) 9 9882-9739. Já para falar com a coordenação do NEDDIJ, ligue para o telefone (44) 3424-0100, ramal 142.

Para mais informações, acesse o site dos núcleos, disponíveis nos links abaixo.

SITE NUMAPE

SITE NEDDIJ

O Numape

O Numape foi implantado em 2018 no campus de Paranavaí da Unespar, para desenvolver ações que promovam o acolhimento e o atendimento social e jurídico gratuito para o acesso à justiça às mulheres que necessitam da proteção. Os trabalhos são desenvolvidos junto com a Rede de Atendimento e Enfrentamento à Violência contra Mulheres e sob a supervisão do orientador da área do Direito, Wanderson Lago Vaz, e orientadora da área do Serviço Social e coordenadora do projeto, Maria Inez Barboza Marques. Para compor a equipe de atendimento, o Numape conta com duas Advogadas, uma Assistente Social e estagiárias das duas áreas. Além disso, atualmente conta com o atendimento de uma psicanalista e, através de uma parceria com a Unifatecie, e passará a ter o atendimento da área da psicologia a partir do mês de agosto.

O NEDDIJ

O NEDDIJ é um Projeto de Extensão da Unidade Gestora do Fundo Paraná da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (USF/SETI), em parceria com a Unespar, campus Paranavaí, financiado com recursos do Fundo Paraná. Fundado em setembro de 2014, e remodelado em 2021, oferece atendimento pedagógico e jurídico gratuitamente para crianças e adolescentes que estejam com seus direitos ameaçados ou violados, pela situação de risco pessoal, social, vulnerabilidade socioeconômica e/ou prática de Ato Infracional, pertencentes à Comarca de Paranavaí que também abrange os municípios de Amaporã, Nova Aliança do Ivaí, Tamboara e os distritos Mandiocaba, Quatro Marcos, Piracema, Graciosa e Sumaré. Suas ações fundamentam-se no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).