Geral
Campus de União da Vitória realiza Encontro Regional de Piscicultores.
Geral
O encontro foi realizado no dia 28 de maio em União da Vitória e reuniu piscicultores de toda a região sul do Paraná e Porto União – SC.
O evento foi realizado no CEPEA – Centro de Estudos Pesquisa e Extensão em Aqüicultura Ildo Zago, através de parceria entre Emater, UNESPAR, IEPS - Instituto de Pesquisa, Extensão e Prestação de Serviços, Prefeitura Municipal de União da Vitória e EcoPeixe, e possibilitou a mobilização de aproximadamente 200 pessoas ligadas na área de piscicultura entre técnicos, pesquisadores, produtores (piscicultores) e políticos que estão trabalhando na cadeia produtiva do peixe.
Para o Professor Ms. Paulo Sergio Meira Rocha Coordenador do CEPEA, o encontro possibilitou aos produtores conhecerem a nova forma de gestão da unidade de produção de alevinos, hoje englobando a pesquisa e extensão.
Durante o encontro, além de uma palestra geral foram realizadas quatro oficinas tratando dos principais desafios dessa atividade. Uma das maiores preocupações dos produtores de peixe é com a comercialização da produção, tema tratado na palestra geral pelo Engenheiro de pesca da Emater Luiz Eduardo Sá Barreto, que mostrou o cenário da atividade com suas potencialidades. Já o Pesquisador da Epagri unidade de Caçador – SC, Álvaro Graeff tratou o tema nutrição dos peixes e afirmou que o desafio ainda é o clima da região que apresenta baixas temperaturas e pouca luminosidade no período do inverno e disse estar trabalhando em projetos no sentido de viabilizar tecnologias e linhagens que estejam mais bem adaptadas a esta condição. O tema qualidade da água foi tratado pelo Médico Veterinário da Emater Luiz Danilo Muehlmann, coordenador estadual de Piscicultura da Emater, que em sua palestra foi enfático no sentido de que o piscicultor que não monitorar a qualidade da água de seus tanques, fatalmente estará condenado ao fracasso.
Palestraram também o técnico Marlos de Bastiani com o tema alevinagem e o Professor Ms. Paulo Sergio Meira Rocha apresentou o novo sistema de gestão para a pesquisa, produção e extensão na área de produção de alevinos no CEPEA.
Na oportunidade o Prefeito de União da Vitória Pedro Ivo apresentou aos presentes a retro escavadeira hidráulica adquirida com recursos do governo federal no montante de R$ 384.000,00 especialmente para atender a atividade piscícola do município.
A UNESPAR - Campus de União da Vitória, assumiu desde janeiro de 2008 o Centro de Piscicultura denominado de CEPEA (Centro de Pesquisas e Extensão em Aquicultura Ildo Zago) no município de União da Vitória na localidade de Barra Grande, as margens da BR 153, Km 494 próximo ao trevo de Porto Vitória. Desde então desenvolve pesquisas, produz e distribui alevinos para toda a região sul do Paraná e Norte de Santa Catarina.