Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus União da Vitória lança Guia Prático de Ciências para pequenos cientistas; baixe o livro gratuitamente

Geral, Extensão

por Paula Fernandes publicado: 24/05/2021 15h30 última modificação: 05/07/2022 08h29

O Colegiado de Ciências Biológicas do campus de União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) lançou, na última semana, o livro Guia Prático de Ciências: experimentos e atividades para pequenos cientistas. O trabalho é uma realização do Projeto de Extensão Clube de Ciências Unespar, em parceria com o Projeto Diálogos sobre a Ecotox! e traz atividades e práticas experimentais com uma abordagem inovadora pensando nas diversas possibilidades de ensino (presencial, remoto, híbrido). Mais, auxilia o professor de Ciências no desafio de dar aulas remotas, promover o aluno como autônomo e protagonista do seu conhecimento.

LIVRO CLIQUE AQUI

"A ideia do livro surgiu da necessidade de uma adaptação curricular temporária devido ao ensino remoto", conta a professora Patrícia Barbosa de Fontes, coordenadora do Clube de Ciências Unespar e uma das idealizadoras do projeto. Além dela, a professora Ana Carolina de Deus Bueno Krawczyk, orientadora do Clube e coordenadora do projeto Diálogos sobre a Ecotox!, parceiro na publicação, assinam o livro.

Segundo as professoras, as atividades acadêmicas e escolares continuaram com uma rotina de contato entre professores e alunos, e isso trouxe desafios ao professor. "O professor precisou se reinventar uma vez que as tecnologias digitais surgiram como parceiras para a efetivação da docência nesta nova realidade", completam. Assim, Clube de Ciências e Ecotox! se uniram para desenvolver atividades experimentais que facilitassem este processo.

Além das professoras, nove estudantes estão envolvidos na publicação: Bruna Roberta Soica, Fernando Rodrigo Doline, Gabriel Siqueira Carneiro, Luana Bendlin, Mayomie Bados dos Santos, Rafael Rodrigues Cozer, Rafael Stempniak Iasczczaki, Raissa Carolina Gomes de Camargo e Tatiane de Almeida Rosa. Eles constituem a equipe executora do Projeto Clube de Ciências e são os responsáveis pela idealização dos capítulos.

Para as professoras, projetos de extensão vinculados aos cursos de licenciatura podem favorecer um encontro inicial ao exercício da docência, pois favorece o contato com a comunidade escolar bem como permite ao futuro docente a percepção das dificuldades envolvidas na aprendizagem de alguns temas específicos. "Nesse sentido, os futuros profissionais foram desafiados a criar situações de aprendizagem para o Ensino de Ciências e desenvolver atividades para que pudessem ser utilizadas em sala de aula", salientam.

A intenção é de que o material produzido instigue a curiosidade das crianças em idade escolar, o que é uma característica natural das crianças. "Acreditamos que essas experiências educacionais possibilitem uma alfabetização científica criando situações-problema e utilizando fatos do cotidiano de forma contextualizada, para que assim haja aproximação e interesse pela ciência, além da formação de cidadãos emancipados", finalizam.

Clube de Ciências

O projeto de extensão Clube de Ciências Unespar tem como objetivo fornecer monitorias gratuitas através de atividades experimentais feitas em laboratório aos alunos matriculados no Ensino Fundamental. Em seu formato original, contava com atividades práticas e experimentais que eram ministradas pelos monitores discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e alunos matriculados em instituições públicas da região eram convidados a se inscreverem nas atividades. Com o início da pandemia e o distanciamento social, o projeto precisou passar por algumas adequações. Os futuros professores da equipe executora do projeto passaram a preparar atividades para a nova realidade.

O projeto é um importante meio de integração, que preenche lacunas no ensino formal e auxilia no desenvolvimento do indivíduo como cidadão crítico. Também aproxima os futuros professores da atividade docente, as atividades desenvolvidas pelo projeto ampliam o entendimento de conceitos e teorias aprendidas nas atividades de ensino e/ou pesquisa, consolidando e complementando o aprendizado da sala de aula com a prática. Com o projeto, espera-se expandir o acesso à ciência a fim de transformar a realidade social.

Diálogos sobre a Ecotox!

O Projeto de Extensão Diálogos sobre a Ecotox! em seu formato original contava com conversas com a comunidade da região sobre os trabalhos desenvolvidos na linha de Pesquisa em Ecotoxicologia e atividades práticas que demonstrassem como os bioensaios são organizados para a obtenção de resultados sobre bioindicadores e biomarcadores. Além de disseminar o conhecimento produzido no âmbito da Universidade, a comunidade seria informada sobre como os trabalhos são pensados, desenvolvidos e como os impactos da poluição aquática podem influenciar a qualidade de vida das diferentes populações aquáticas, bem como da vida humana.

Com a pandemia e o distanciamento social, o projeto passou por adequações. Inicialmente, a roda de conversa foi promovida em formato online, com transmissão pelo YouTube (ainda em 2020) e as atividades foram propostas para o formato online. O projeto é um importante elo com a sociedade, visto que favorece tanto o diálogo sobre qualidade ambiental (principalmente nos recursos hídricos) e o auxílio à transposição didática promovida pelos futuros professores, o que favorece a divulgação científica e a compreensão de que a ciência está presente no cotidiano de todas as pessoas.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo