Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CAPES aprova o primeiro curso de Doutorado da Unespar

CAPES aprova o primeiro curso de Doutorado da Unespar

Geral, Pesquisa

por Helio Sauthier publicado: 11/07/2023 12h25 última modificação: 11/07/2023 12h25

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nesta segunda-feira (10), a aprovação da proposta de curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

O ProfHistória visa à formação continuada do(a) docente em História que atua na Educação Básica, propiciando qualificação certificada para o exercício da profissão. O programa, que até então conduz ao título de Mestre em Ensino de História, é um curso presencial, com oferta simultânea nacional, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2015, o campus de Campo Mourão da Unespar aderiu ao programa, iniciando a primeira turma em 2016.

Sobre a aprovação, o coordenador do Programa, Bruno Flávio Lontra Fagundes, comenta: “Eu, e meus colegas dos cursos de História da Unespar que participam do ProfHistória, estamos muito contentes com a aprovação do Doutorado. É o trabalho em equipe, feito junto com mais 38 universidades do país e que conta com uma coordenação nacional muito eficiente, que trabalha muito, que fez muito para o Doutorado ser aprovado. Foram muitas demandas e lutas externas e internas que fizemos para este curso ser aprovado, e nós da Unespar tivemos que reivindicar e conquistar muitas coisas para que esta aprovação acontecesse e que pudéssemos ter condições de executar bem o curso. A sede e coordenação do ProfHistória estão localizados no campus de Campo Mourão, mas também fazem parte do corpo docente, colegas de Paranavaí, Paranaguá e União da Vitória. O trabalho está só começando, é um grande desafio e vamos precisar negociar outros detalhes para que haja condições indispensáveis para que o curso ProfHistória da Unespar seja uma referência”, finaliza.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Carlos Molena, salienta: “Estamos muito contentes com a aprovação do doutorado profissional em Ensino de História. A aprovação deste curso associada a recente aprovação de mais dois cursos de mestrado, demonstram o resultado de um trabalho sério realizado pela gestão da Universidade, que sempre demonstrou muito compromisso com a pós-graduação. A aprovação era esperada em virtude da qualidade do trabalho do grupo de pesquisadores(as) que compõe o colegiado do ProfHistória". O pró-reitor complementa afirmando “que essa é mais uma conquista importante com o intuito de consolidar o sistema de pesquisa e pós-graduação na Unespar. Meus sinceros parabéns a coordenação do programa, agentes da secretaria e a todos(as) os(as) docentes do colegiado”.

A reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, evidencia que “a aprovação do Doutorado Profissional em Ensino de História tem um significado muito especial para a Unespar. Ser o primeiro programa de doutorado aprovado reflete a dedicação e a competência das pessoas que trabalharam para que esse sonho se tornasse realidade, e o sentimento de conquista se espalha pela Unespar. Um grupo de docentes, pesquisadoras e pesquisadores, se debruçou sobre um objetivo, trilhou caminhos, enfrentou desafios e chegou ao lugar planejado; esse espaço, agora, é de todos nós. A comemoração desta aprovação nos motiva a buscar novas metas e novos desafios. A Unespar tem muito a avançar, a conquistar e a crescer coletivamente, porque nós sonhamos juntos(as). Parabenizamos à Coordenação do Programa, ao corpo docente e discente, à PRPPG, a todas e a todos envolvidas(os), pela aprovação do curso de Doutorado e por acreditarem sempre na Unespar”, conclui.

Para conhecer mais sobre o ProfHistória acesse a página abaixo.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR.