Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Caravana Paraná Unido pelas Mulheres chega à Paranavaí com participação da Unespar

Geral, Extensão

por Fábio Candido dos Santos publicado: 16/05/2024 15h49 última modificação: 16/05/2024 16h10

A professora de História do campus de Paranavaí da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Isabela Candeloro Campoi, integrou, na última sexta-feira (10), a Frente de Honra da segunda temporada da Caravana Paraná Unido pelas Mulheres, programa da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) do Governo do Estado em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), em Paranavaí, com a presença de autoridades estaduais e municipais.

O programa traz, na edição deste ano, o tema “Fortalecimento da Rede de Proteção e Enfrentamento às Violências contra as Mulheres” e objetiva estimular a articulação entre as secretarias municipais e estaduais para assessoramento, capacitação e cofinanciamento às prefeituras pela valorização das mulheres, contribuindo para a redução das desigualdades e o empoderamento feminino. O Programa Mulher Segura, da Secretaria da Segurança Pública (Sesp), também fez parte do evento.

A secretária da Semipi, Leandre Dal Ponte, destacou, em sua fala na cerimônia do programa, que o propósito da Caravana é promover o diálogo entre órgãos das esferas estadual e municipal de forma a tornar o atendimento a vítimas de violências mais rápido e efetivo:

“A Caravana é exatamente isso: trazer todo os serviços que o estado dispõe hoje para atendimento de mulher vítima de violência, mas, principalmente, mobilizar os municípios. Em especial os de pequeno porte. O que a gente está fazendo aqui, hoje, é fortalecer as redes para que as mulheres possam, quando a violência ocorrer, procurar ajuda e encontrá-la em todos os órgãos do estado e dos municípios”.

Campoi, membro suplente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher como representante das instituições de ensino superior (sociedade civil) e consultora externa da comissão de diversidade sexual e de gênero da Organização dos Advogados do Brasil - Seção Paraná (OAB-PR), listou, em seu discurso na cerimônia da Caravana, as realizações do Governo em defesa da mulher:

“Histórica e culturalmente as mulheres são entendidas como inaptas à política. Hoje temos uma deputada federal eleita democraticamente à frente da Semipi, essa secretaria tão importante em tempos de índices alarmantes de violência contra as mulheres, em tempos de violência política de gênero. Hoje temos o Numape [Núcleo Maria da Penha] como projeto de extensão em várias universidades estaduais, temos a patrulha Maria de Penha da Polícia Militar e delegacias da mulher em todo estado”.

A docente da Unespar dividiu a Frente de Honra do evento com autoridades municipais e estaduais. No âmbito do Governo, e além da secretária da Semipi, Aldo Bona, de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Coronel Hudson Leôncio Teixeira, de Segurança Pública, Rogério Carboni, de Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e Rúbia Rossi, representando a Secretaria de Justiça e Cidadania (Seju), compareceram à solenidade. Na esfera municipal, prestigiaram o evento Pedro Baraldi, vice-prefeito de Paranavaí, Edimar Santos, presidente da AMP e chefes do executivo de cidades vizinhas.

Além de Campoi, a Unespar contou com a presença da pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec), Rosimeiri Darc Cardoso, representando a reitora da instituição, Salete Machado Sirino.

Darc salientou que os programas Paraná Unido pelas Mulheres e Mulher Segura são fundamentais para garantir os direitos das mulheres em todas as esferas de atuação e em diferentes contextos: “Trata-se de importante iniciativa que requer atenção por parte do Governo, demandando apoio político e recursos financeiros para o atendimento e encaminhamento das demandas que aparecem em todos os municípios”.

A pró-reitora ainda enfatizou o papel da Unespar no contexto de proteção à mulher, tocado pela instituição no campus de Paranavaí: “a Unespar é parceira nessas ações com o desenvolvimento das atividades do projeto de extensão Núcleo Maria da Penha (Numape), coordenado pela Professora Keila Pinna Valensuela, que presta atendimento jurídico, psicológico e outras orientações e ações necessárias para as mulheres que vivem em situação de violência”.

Antes dos discursos de autoridades estaduais e municipais, o evento foi aberto por uma apresentação musical sucedida por uma contundente encenação teatral, retratando violências contra a mulher. Em seguida, a titular da 2ª Vara Cível e Fazenda Pública de Paranavaí, juíza Anacléa Valéria de Oliveira Schwanke, proferiu a palestra magna “O papel do Judiciário – Central de Medidas Socialmente Úteis, conflitos vivenciados em sociedade e justiça restaurativa”.

A novidade da segunda temporada do programa, que já passou por Goioerê e, depois de Paranavaí, ainda vai percorrer as cidades de Ivaiporã (23/05), Cornélio Procópio (06/06) e Foz do Iguaçu (20/06), é a presença da força-tarefa com as secretarias que compõem o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres do Paraná: Sesp, Sesa, Sedef, Seti e Seju.

Acompanhando o sucesso da primeira edição, que ensejou o crescimento de 141% no número de Organismos de Política para Mulheres (OPMs), alta de 117% de Conselhos Municipais Ativos e 81% de aumento no número de Fundos Municipais, a segunda temporada do programa impactou 76% dos municípios paranaenses e mais de 3 mil representantes.

Seguindo o viés de alta, o Governo do Estado destinou, neste ano, e por meio do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher (Fedim), R$ 20 milhões a municípios interessados em ações de fortalecimento da rede de proteção e no enfrentamento das violências contra as mulheres.