Geral
CEDM cria GT com docente da Unespar para discutir mulheres em contextos religiosos
Geral, Pesquisa
O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) organizou, ontem (30), em reunião remota, um Grupo de Trabalho (GT) para discutir o papel das mulheres em contextos religiosos, com a participação de Maria Inez Barboza, professora do campus de Paranavaí da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e representante da instituição no CEDM.
Uma das líderes do Grupo de Pesquisa Gênero, Trabalho e Políticas Públicas da Unespar, Barboza afirmou que o GT pretende pensar e fazer propostas que alcancem lideranças e mulheres em diferentes ambientes religiosos no estado.
Segundo a docente, a formação do GT “tem grande relevância, pois pretende agregar lideranças de diferentes religiões, com ênfase nas de matriz afro-brasileira”. Principalmente porque essa violência “acontece também nos contextos religiosos, permeados pela cultura do patriarcado”, explicou.
Barboza ainda lembrou que existe grande preocupação com a questão no Paraná, segundo estado onde as mulheres mais sofrem violência no país, de acordo com o relatório 2023 do Atlas da Violência do Fórum de Segurança Pública e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).