Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Centro de Documentação Histórica do Litoral do Paraná comemora um ano de funcionamento

Geral, extensão

por Marina Santos Daum publicado: 27/07/2023 08h30 última modificação: 27/07/2023 09h06

Nesta quarta-feira (26), o Centro de Documentação Histórica do Litoral do Paraná (CDoc. H Litoral), completou um ano de serviço. O CDoc. H Litoral é o primeiro Centro de Documentação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Atualmente está vinculado às atividades da direção do campus de Paranaguá, por meio da assinatura do termo de cooperação técnica entre a Unespar e a Prefeitura de Paranaguá, e desenvolve suas atividades no prédio do Arquivo Municipal.

O CDoc. H Litoral tem como objetivo preservar documentos históricos da região do Litoral do Paraná e em especial Paranaguá, por meio de higienização, catalogação, inventário e pesquisa de documentação histórica. Atualmente está sob sua responsabilidade a documentação da I Vara Criminal e a documentação do Arquivo Público Municipal de Paranaguá.

A ideia de criação do CDoc. H Litoral surgiu de uma demanda do colegiado de História, do campus de Paranaguá, que necessitava de um espaço para conscientizar a comunidade acerca da preservação histórica local e regional, com documentos arquivados permanentemente. O colegiado também buscou incentivar a produção científica por meio desses documentos, fazendo com que o arquivo fosse um laboratório para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão.

De acordo com a coordenadora do Órgão e professora do colegiado de História, do campus de Paranaguá, Liliane da Costa Freitag, atualmente o CDoc. H Litoral tem 14.619 documentos sob sua responsabilidade, vindos somente do Fundo do Arquivo Municipal da Prefeitura de Paranaguá, entre o período de 1840 a 1969. “Já expandimos essa tabela de temporalidade para o ano de 1985, quando se encerra o período militar. Nesse caso, esse número irá aumentar significativamente. Temos ainda o Fundo da I Vara Criminal da Comarca de Paranaguá que compreende o período de 1867 a 1985 com aproximadamente 7.162 processos”, explana Liliane.

Liliane comenta que estão em tratativas com a Vara de Família de Paranaguá, para incorporar à Coordenadoria, mais 21.888 processos que correspondem ao período de 1920 a 1990. “Somando o Fundo do Arquivo Municipal, a I Vara Criminal e a Vara de Família de Paranaguá, teremos um total de 43.669 documentos para serem preservados, tratados e disponibilizados para a sociedade”, destaca. A coordenadora explica que o serviço aumentará mais ainda, pois também estão em tratativas para incorporar ao CDoc. H Litoral toda a Documentação da Comarca de Paranaguá desde o período colonial.

O CDoc. H Litoral conta com uma equipe de 17 pessoas, entre bolsistas e voluntários/as de projetos de extensão e Iniciação Científica (IC), além de docentes que também desenvolvem trabalhos junto à Coordenadoria. “Desde que começamos nossos projetos no CDoc. H Litoral, já percebemos uma mudança de olhar dos/as acadêmicos/as do curso de História, para a pesquisa e para a extensão”, relata a coordenadora.

Para que a iniciativa do CDoc. H Litoral chegasse à comunidade litorânea, a equipe também passou a desenvolver projetos educativos, como:

• Rodas de conversa com escolas e demais projetos da Unespar;
  • Participação em feiras de profissões em escolas de Paranaguá e na Unespar;
  • Minicursos – Legislação preservacionista;
  • Visitas guiadas com palestra de educação patrimonial;
  • Criação de projeto expo gráfico itinerante para espaços públicos;
  • Edição de boletim informativo e Instagram (@cdoc.h_litoral);
  • Semana acadêmica do colegiado de História e conferência para a comunidade;
  • Diálogo com pesquisadores e com instituições de memórias;
  • Oficinas – Paleografia.

Liliane ressalta que “os projetos desenvolvidos no CDoc. H Litoral divulgam a riqueza da documentação histórica existente em Paranaguá, visando estimular a comunidade no interesse pela história, pela memória e pela construção de políticas públicas de preservação documental”.

Até o momento o CDoc. H Litoral rendeu os seguintes resultados:

• IC concluída: 6
  • IC em andamento: 7
  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) concluído: 1
  • TCC em andamento: 5
  • Dissertação em andamento: 1
  • Projeto de Tese: 1
  • Textos completos publicados em anais de eventos: 4

Para conhecer mais trabalhos desenvolvidos pelo CDoc. H Litoral, acompanhe o Instagram da Coordenadoria, por meio do link disponível abaixo.

INSTAGRAM DO CDOC. H LITORAL CLIQUE AQUI