Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Centros de Artes e Museologia e de Música, do campus de Curitiba I, formam mais 81 profissionais

por Denise Ligmanovski publicado: 04/06/2024 09h54 última modificação: 04/06/2024 10h03

Realizada dia 23 de maio, no Auditório Mario Schoemberger, a Sessão Solene de Colação de Grau dos(as) formandos(as) de 2023 dos cursos do Centro de Artes e Museologia e do Centro de Música, do campus de Curitiba I, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Ao todo, colaram grau 81 formandos(as) dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Bacharelado em Escultura, Bacharelado em Gravura, Bacharelado em Pintura, Bacharelado em Artes Visuais e Bacharelado em Museologia, pertencentes ao Centro de Artes e Museologia e dos cursos de Licenciatura em Música, Bacharelado em Canto, Bacharelado em Composição e Regência, Bacharelado em Instrumento do Centro de Música.

A cerimônia foi presidida pela pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd), professora Marlete dos Anjos Silva Schaffrath, que representou a reitora Salete Machado Sirino. A pró-reitora destacou a importância do ensino público que se compromete com a arte. Durante a leitura do conto de Mia Couto - A infinita fiandeira -, a professora. Marlete ressaltou a coragem e teimosia dos formandos que enfrentaram os desafios de pandemia e as condições de fazer e ensinar arte no Paraná e no Brasil. A professora também valorizou o trabalho que se faz numa universidade pública para viver momentos como a formatura: “Destaco o comprometimento diário de docentes, gestores e agentes que tornam viável a oferta qualificada de cursos na Unespar”, disse.

O diretor geral do campus de Curitiba I, agente universitário Elói Vieira Magalhães, declarou que “o momento da formatura é de celebração, mas também marca o início de uma nova jornada. A universidade se apresenta para acompanhar esta nova etapa. O papel de uma universidade transcende a função de ensinar. É um espaço de intercâmbio de conhecimentos, de experiências diversas que contribuem para a formação profissional, mas, além disso, a experiência universitária em uma instituição pública deve fomentar a reflexão sobre nosso papel como cidadãos”, analisa.

Na ocasião, foram homenageados(as) os(as) docentes: Miliandre Garcia de Souza (Artes Visuais), Maria de Fátima Junqueira Pereira (Escultura), Milena Costa de Souza (Gravura), Guilherme Caldas dos Santos (Artes Visuais - tarde/noite e Bacharelado em Superior de Pintura), Vivian Letícia Busnardo Marques (Museologia), Jean Felipe Pscheidt (Música), Polyane Schneider Hochheim (Canto) e Fábio Guilherme Poletto (Composição e Regência).

Participaram da solenidade, a direção do campus de Curitiba II, as direções dos Centros de Áreas, as coordenações de cursos e a pró-reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh), Andréa Sério, entre outros(as) convidados(as).

registrado em: , ,