Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CEPE aprova Política de Formação de Professores e Professoras dentre outras pautas relevantes

geral, ensino

por publicado: 29/05/2024 13h51 última modificação: 29/05/2024 13h51

Na reunião extraordinária do CEPE que ocorreu no dia 28/05, foram aprovadas pautas importantes para o ensino, a pesquisa e a gestão acadêmica da universidade. Além de aprovar alterações nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da Unespar, também foi aprovada a proposta de criação de curso de Pós-Graduação lato sensu em Teatro de Animação e Máscaras, o calendário acadêmico da APMG.

Entre os destaques, encontram-se a indicação da Coordenação Institucional para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e a Coordenação de área de Gestão de Projetos Educacionais. As professoras já desenvolvem um excelente trabalho frente aos programas financiados pela CAPES, o que resultou em aumento considerável das bolsas destinadas aos estudantes da Unespar.

O grande destaque foi a aprovação do texto das Políticas de Formação de Professores e Professoras para a Educação Básica da Unespar. O parecer da Câmara de Legislação e Normas do CEPE destacou o histórico do processo de chamamento da comunidade e trabalhos de construção coletiva e aprovação do texto final nos eventos organizados pela Prograd para este fim e que tiveram participação bastante expressiva da comunidade acadêmica.

A Pró-reitora de Ensino de Graduação, Profª. Marlete Schaffrath, solicitou que se registrasse em ata que “esse CEPE apreciou e deliberou uma pauta que representa muito na história da nossa universidade. Aprovar a política de formação de professores e professoras da Unespar representa nosso compromisso com os cursos de licenciatura, com a formação de professores que queremos oferecer, assim como marcarmos espaço num território institucional para a gestão de projetos pedagógicos alinhados com as políticas aprovadas”, ressaltou a pró-reitora.

A Reitora, Profª. Salete Machado Sirino, destacou a relevância das políticas de formação docente para os cursos de licenciatura da Unespar e lembrou que esse movimento de construção de políticas institucionais, ouvindo a comunidade também sinaliza o respeito da gestão para com o PDI da instituição, que desde 2018 já trazia como meta a definição das políticas de formação de professores. Também agradeceu o empenho da Prograd na organização desse processo e a participação e compromisso do corpo docente, do Comitê de Políticas de Formação do Professores para a Educação Básica da Unespar.