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Cepe comemora uma década de credenciamento da Unespar com aprovação da primeira especialização internacional da instituição

Geral, Pesquisa

por Fábio Candido dos Santos publicado: 07/12/2023 19h25 última modificação: 07/12/2023 19h41

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em sua 9ª sessão do ano, aprovou, no último dia 5, em reunião na sede da reitoria em Paranavaí, a proposta de curso de pós-graduação lato sensu gratuita visando ao intercâmbio e à integração cultural entre Angola, Argentina, Brasil e Moçambique.

Realizada na mesma data em que a Unespar celebrava dez anos de credenciamento, a reunião do Cepe ainda deliberou pela aprovação de outra proposta de especialização em - “Atendimento Socioeducativo” - e de cursos de Segunda Licenciatura na área da Educação Especial Inclusiva dos campi de Apucarana, Curitiba II, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória, conforme o edital nº 23/2023 do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Dentre outras pautas, o Conselho também aprovou a regulamentação do afastamento para capacitação docente.

No caso da proposta de pós-graduação internacional, a ideia é promover gratuitamente a ampliação do conhecimento acerca das diversidades históricas, culturais, naturais e socioeconômicas de Angola, Argentina, Brasil e Moçambique e elaborar projetos que estimulem a interação entre essas diferentes sociedades, com produção de conhecimento científico e desenvolvimento comum entre os países.

Já a proposta de especialização em “Atendimento Socioeducativo”, será dirigida a um público-alvo específico, composto por 890 profissionais envolvidos no Sistema Socioeducativo do Estado do Paraná, além de profissionais estatutários de municípios que desempenham funções nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ou equipes de proteção social especial. No futuro curso de pós-graduação lato sensu, a Unespar assumirá o papel de instituição responsável e nuclear, enquanto a Universidade Virtual do Paraná (UVPR), composta pelas estaduais do Centro-Oeste (Unicentro), do Oeste do Paraná (Unioeste), de Ponta Grossa (UEPG), de Londrina (UEL), do Norte do Paraná (UENP), de Maringá (UEM) e da própria Unespar, atuará como proponente.

No que tange à regulamentação do afastamento para capacitação docente, o documento atendeu à demanda expressa pelo corpo docente e ainda incluiu sugestões coletadas por meio de consulta pública. O foco do regulamento, inédito na Unespar, é o estabelecimento de diretrizes para o afastamento de professores em busca de capacitação em níveis de mestrado, doutorado ou pós-doutorado, mediante elaboração e execução do Plano Anual de Capacitação Docente, refletindo o comprometimento da instituição em promover o contínuo aprimoramento e desenvolvimento acadêmico e profissional de seu corpo docente.

O Cepe ainda aprovou diversas pautas relativas a alterações e à modernização dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPCs) dos cursos de graduação da instituição e ajustes em calendários acadêmicos de alguns campi. Também foram aprovadas, no campo das regulamentações de ensino, as modificações na Resolução 024/2016, que em seu Anexo 01 trata da Execução e Supervisão das Atividades de Ensino de Graduação (matrículas, trancamentos, mudança de turno, etc) e a criação de regulamento que estabelece normas e procedimentos para abreviação da duração de curso de Graduação na Unespar.

As propostas foram apresentadas pelas pró-reitorias de Ensino de Graduação (Prograd) e Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), atendendo a demandas provenientes das coordenações de cursos, divisões de graduação, seções de registros acadêmicos dos campi e da coordenação geral de bibliotecas da Unespar.