Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Charanga da Pipoca tem apresentação de abertura no 1º Festar no campus de Paranavaí

Geral, Extensão

por Leticia Bertoli publicado: 11/06/2024 19h00 última modificação: 11/06/2024 22h24
Exibir carrossel de imagens Charanga da Pipoca tem apresentação de abertura no 1º Festar no campus de Paranavaí

A Charanga da Pipoca, uma das apresentações do 1º Festar - Festival de Arte e Cultura da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), promete ter interação única com o público. Concebida inicialmente como uma ação pontual dentro do projeto Pipoca Cultural, a charanga rapidamente ganhou vida própria. Agora, na abertura do Festar, ela retorna com duas apresentações, uma no campus de Paranavaí e outra em uma praça da cidade.

A Charanga da Pipoca é uma experiência de teatro de rua, onde a interação com o público é essencial. Em entrevista, o professor André Ricardo, também diretor musical da Charanga, compartilha seu entusiasmo: “Para nós é uma grande honra e também uma responsabilidade estar na abertura dessa primeira edição do Festar. Adaptar essas características para um evento formal da universidade será um desafio, mas creio que estamos preparados para isso, graças à experiência adquirida em mais de 10 apresentações por toda a Unespar, em situações mais imprevisíveis”.

Ele explica a evolução da charanga e fala que foi uma grata surpresa descobrir que a Charanga da Pipoca deixou saudades por onde passou. “A apresentação no campus deve ser uma espécie de 'parte 2' da história original que apresentamos no ano passado, enquanto que a apresentação na praça deve seguir mais ou menos o roteiro do ano passado, mas adaptada para um novo espaço. Eu digo 'mais ou menos' porque a parte cênica desenvolvida pelas atrizes é, em grande medida, improvisada, então nunca sabemos com certeza o que vai acontecer, apenas as linhas gerais do roteiro”, diz o diretor musical.

Com uma combinação de música, improvisação cênica e muita interação, a Charanga da Pipoca é um espetáculo que envolve o público de todas as idades. Sua participação na abertura do Festar simboliza a celebração da arte e da cultura de maneira acessível, refletindo o que o festival representa.

O 1º Festar é uma iniciativa da Unespar, através da Proec, que busca promover a cultura e integrar a comunidade acadêmica com a sociedade em geral. O festival conta com a parceria do SESC Paranavaí, da Fundação Cultural de Paranavaí e do Instituto Federal de Paranavaí, instituições que, juntamente com a universidade, acreditam no poder da arte e da cultura.

Serviço:

Primeira apresentação