Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ciências Contábeis organiza workshop online sobre doação do IR para fundos sociais municipais

por Paula Fernandes publicado: 05/03/2021 20h57 última modificação: 05/07/2022 08h29

Você sabia que é possível destinar parte do Imposto de Renda (IR) para fundos sociais municipais? Pensando nisso, o Colegiado de Ciências Contábeis do campus Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em parceria com o Fórum das Entidades Socioassistenciais de Campo Mourão, está organizando, na próxima semana, um workshop online para tratar sobre o tema. "Apesar de não ser algo novo, a possibilidade de doação de parte do Imposto de Renda devido pelas pessoas físicas ainda não é de conhecimento amplo", explica o professor Marcelo Marchine Ferreira, coordenador do curso de Ciências Contábeis do campus Campo Mourão.

O I Workshop Online IR Impacta acontece de 8 a 10 de março, das 19h30 às 21 horas, totalmente online. O link para a participação será enviado ao e-mail cadastrado na inscrição. Apesar de fazer parte da campanha do município de Campo Mourão, o workshop também é de interesse de pessoas que também desejem realizar a doação em outros municípios.

INSCRIÇÃO WORKSHOP CLIQUE AQUI

O professor ainda explica que, ao optar destinar parte do imposto, o contribuinte escolhe deixar parte do seu imposto na sua cidade ao invés de enviar na íntegra para o Governo Federal. "Com isso, ainda tem possibilidade de acompanhar de perto a aplicação do dinheiro e ter a redução do valor doado na declaração de IR", completa.

Para que isso ocorra é preciso que o município tenha constituído Conselhos Municipais Socioassistenciais. São conselhos como o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) ou o Conselho Municipal do Idoso (CMI). "Após o período de doação, são os conselhos que direcionam, a partir de critérios claros, quais entidades receberão os recursos e os aplicarão em projetos", explica Ferreira. Ele cita o exemplo de Campo Mourão, onde os conselhos já estão constituídos e a arrecadação cresce ano a ano. "No município existe um Fórum de Entidades Socioassistenciais que coordena campanha para que mais pessoas possam doar aos fundos municipais e há um potencial previsto de arrecadação de cerca de R$ 4 milhões", explica.

I Workshop Online IR Impacta

Em parceria com o Fórum de Entidades Socioassistenciais, o curso de Ciências Contábeis do campus de Campo Mourão vai realizar o I Workshop Online IR Impacta, um evento de capacitação e sensibilização sobre a campanha de doação do imposto de renda para os Fundos Socioassistenciais de Campo Mourão.

"Apesar do evento ser direcionado para Fundos Socioassistenciais de Campo Mourão, o conteúdo a ser tratado poderá ser útil àqueles interessados em conhecer sobre o assunto em geral e até para os que pretendam doar", considera Ferreira, que também ressalta a importância do tema para quem pensa em organizar e operacionalizar projeto similar em outros municípios.

Com essa ação, o Curso de Ciências Contábeis pretende começar um ciclo de ações permanentes em colaboração com a campanha, cuja segunda fase se encerra no dia 30 de abril. A intenção é capacitar e sensibilizar os estudantes sobre o tema para que disseminem informações e orientem pessoas de seus entornos sobre a importância da doação. "É uma ação que, além de fazer bem intimamente, contribui objetivamente com a sociedade local", finaliza.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo