Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cinespar inscreve para curso de linguagem cinematográfica

Cinespar inscreve para curso de linguagem cinematográfica

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Curso é aberto para acadêmicos e professores, mas as vagas são limitadas

O Cinespar, projeto de cinema itinerante da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), está com as inscrições abertas para o curso de linguagem cinematográfica. Até quinta-feira, 26, integrantes do projeto, alunos e professores da instituição podem se inscrever por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponível aqui.

O curso é gratuito e está destinando um limite 40 vagas respeitando a ordem de inscrição. A efetivação da inscrição está sujeita a confirmação da comissão organizadora, por e-mail, em até 03 dias após o recebimento.

Os encontros serão realizados no miniauditório da Unespar, no campus de Campo Mourão. A programação está prevista para os dias 3 de junho, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas; 4 de junho, das 8 às 12 horas; 17 de junho, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas; 18 de junho, das 8h às 12h.

O programa de atividades será ministrado pelo professor do curso de Cinema e Vídeo do campus de Curitiba II, doutor Eduardo Baggio. A proposta é fazer uma introdução aos principais conceitos de linguagem cinematográfica e as relações com narrativa. A partir disso, abordando pontos como a linguagem do início do cinema, o cinema como arte e como linguagem, a forma fílmica enquanto estrutura de elementos presentes nos filmes, a mise-en-scène, o estilo no cinema, a montagem como uma matriz da linguagem cinematográfica, as noções de opacidade e transparência no discurso cinematográfico.

Os participantes com frequência maior de 75% receberão certificação. Mais informações podem ser esclarecidas por meio do endereço eletrônico cinespar.itinerante@unespar.edu.br