Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão avalia fragilidades e potencialidades da Unespar

Comissão avalia fragilidades e potencialidades da Unespar

por Paula Fernandes publicado: 28/05/2021 11h56 última modificação: 05/07/2022 08h30

Uma das exigências do Ministério da Educação (MEC) é que as universidades realizem uma avaliação interna para verificar o andamento das instituições. Isso é realizado por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e, na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) tem uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), independente e autônoma, responsável por levantar as fragilidades e as potencialidades da Universidade.

SITE CPA CLIQUE AQUI

A avaliação é realizada trienalmente. Atualmente, a Unespar está no Programa de Avaliação 2019/2021. Segundo o coordenador de Avaliação Institucional, Antenógines Leonel Pedroso, a avaliação dos cursos é feita de acordo com o momento em que o curso faz o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). "Contudo, em 2020, adiamos a avaliação de 46 cursos, por conta da pandemia, que serão avaliados neste ano, juntamente com os 16 relativos à 2021", salienta.

Além dos cursos, a avaliação institucional aborda outros aspectos: Missão e Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI); Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação; Responsabilidade Social; Comunicação; Políticas de Pessoal; Organização da Instituição; Infraestrutura; Planejamento e Sustentabilidade Financeira. Participam da pesquisa alunos, professores, equipe de gestão, coordenadores e agentes universitários, cada qual responde sobre suas áreas afins.

"Você avalia para conhecer, então quando você avalia, passa a conhecer a realidade das questões da Universidade", salienta Pedroso. Assim que as fragilidades são levantadas, são designadas a Grupos de Trabalho para que sejam realizados Planos de Ação para resolver as questões necessárias.

No site da CPA está disponível o resultado das avaliações que foram feitas. Também é possível conhecer mais sobre a CPA, além de ter acesso ao regulamento da Comissão.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo