Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão Eleitoral disponibiliza lista de votantes

Comissão Eleitoral disponibiliza lista de votantes

por Marina Santos Daum publicado: 17/09/2024 18h00 última modificação: 17/09/2024 18h00

A Comissão Eleitoral Central (CEC) divulgou, nesta segunda-feira (16), a lista prévia de votantes para as eleições de reitor e vice-reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Para exercer o direito ao voto, é necessário que o nome conste na lista. Caso isso não ocorra, o votante precisa encaminhar um e-mail com pedido de revisão ou correção ao e-mail da Comissão Eleitoral Local, até dois dias úteis antes do dia da votação.

LISTA DE VOTANTES CLIQUE AQUI

Estão aptos a votar:

• Docentes e agentes universitários pertencentes à Unespar (efetivos e temporários), no exercício regular de suas atividades;
  • Militares estaduais, bem como os civis, que exerçam docência e funções administrativas diretamente ligados aos cursos de graduação da Escola Superior de Segurança Pública da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG);
  • Discentes regularmente matriculados em cursos de graduação e em cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

Caso o eleitor possua mais de um vínculo com a Unespar deverá votar em apenas uma seção eleitoral, prevalecendo, pela ordem, a condição de docente, agente universitário e discente. Por exemplo, se for aluno e agente universitário, deverá votar apenas como agente universitário.

Para mais informações, leia o documento com instruções para votantes, disponível abaixo.

DOCUMENTO COM ORIENTAÇÕES CLIQUE AQUI

Sobre a votação

A eleição acontece dia 24 de setembro, das 09h às 22h. Assim como na eleição anterior, será utilizado o sistema de votação online, disponibilizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), porém, desta vez, a votação acontecerá em seções eleitorais localizadas nos campi e na Escola Superior de Segurança Pública da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG).

No sistema de votação constará a lista de votantes de cada campus e da reitoria, desde que seu nome conste na lista, poderá votar em qualquer sede da Unespar. Por exemplo: se for estudante do campus de Paranaguá e, por ventura, esteja em Curitiba, poderá votar normalmente em uma das unidades da Unespar em Curitiba apenas se conectando à rede da Universidade.

O voto secreto é assegurado pelo sistema eletrônico, para tanto, a CEC disponibilizará acessos: RA para estudantes e login e senha para servidores efetivos. O estudante com mais de um RA constará na lista de votantes de seu campus de origem e no caso de cursar graduação e pós-graduação, simultaneamente, constará na lista da pós-graduação.

A Pró-reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh) designará profissionais de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para atender à comunidade acadêmica com necessidades especiais no dia do pleito, das 9h às 22h.

A apuração eletrônica dos votos será realizada simultaneamente em toda a Unespar, no mesmo dia da consulta pública, computando-se os votos de docentes, discentes e agentes universitários de cada campus, conforme a regra de ponderação abaixo:

If =[0,7* (Nd/nd) + 0,15* (Ne/ne) + 0,15* (Ns/ns)]*100

• If é o índice percentual final da chapa ou do candidato;
  • nd é o número dos docentes em exercício na Universidade que comparecerem para votar;
  • ne é o número de discentes regularmente matriculados na Universidade que comparecerem para votar;
  • ns é o número de agentes universitários em exercício na Universidade que comparecerem para votar;
  • Nd é o número de votos válidos dos docentes na chapa;
  • Ne é o número de votos válidos dos discentes na chapa;
  • Ns é o número de votos válidos dos agentes universitários na chapa.

Ao final dessa conta, será eleita a chapa que obtiver maior valor numérico.

O processo de apuração será realizado com transmissão online pelo canal institucional da Unespar no YouTube.

YOUTUBE CLIQUE AQUI

O resultado será divulgado logo em seguida, nos canais oficiais da instituição.