Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão Eleitoral homologa inscrições e define regras para campanhas eleitorais

por Marina Santos Daum publicado: 23/08/2024 13h31 última modificação: 26/08/2024 16h50

Na última quinta-feira (22) a Comissão Eleitoral Central (CEC) aprovou, por unanimidade, a inscrição da chapa Unespar Avança Unida, única que se candidatou para concorrer ao pleito de reitor e vice-reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Compõe a equipe, a atual reitora da instituição, Salete Paulina Machado Sirino, e o atual pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), Carlos Alexandre Molena Fernandes, que concorrem a reitora e vice-reitor, respectivamente.

EDITAL DE HOMOLOGAÇÃO CLIQUE AQUI

Está disponível no site da CEC as informações referentes à chapa inscrita: imagem dos candidatos inscritos na chapa, conforme arquivo digital protocolado no ato de inscrição; endereço eletrônico para o currículo na plataforma Lattes de cada candidato inscrito na chapa; plano de trabalho, em formato PDF, conforme documento impresso protocolado no ato da inscrição.

SITE DA CEC CLIQUE AQUI

Campanha eleitoral

Iniciou na última sexta-feira (24), e segue até às 19h do dia 23 de setembro, o período de propaganda eleitoral. A CEC elaborou um material com orientações sobre a conduta, durante esta época, que deve ser seguida pelos candidatos. O não cumprimento das regras será julgado pela CEC, na forma do Estatuto, do Regimento Geral e da Legislação pertinente, cabendo aos candidatos penalidades previstas na legislação em vigor

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR AS ORIENTAÇÕES

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A RESOLUÇÃO DO COU

No dia das eleições também há regras que devem ser seguidas:

• Não é permitido o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de reuniões de candidatos com seus adeptos no recinto dos campi;
  • Não é permitida a distribuição de material de propaganda política, inclusive volante e outros, ou a prática de aliciamento;
  • Não é permitida a divulgação através da internet (aplicativos, redes sociais, vídeos, etc).

Quem pode votar?

A CEC também divulgou um edital com informações eleitorais, que instruem os eleitores. Para tanto, se encaixam na categoria:

• Docentes e agentes universitários pertencentes à Unespar (efetivos e temporários), no exercício regular de suas atividades;
  • Militares estaduais, bem como os civis, que exerçam docência e funções administrativas diretamente ligados aos cursos de graduação da Escola Superior de Segurança Pública da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG);
  • Discentes regularmente matriculados em cursos de graduação e em cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

Caso o eleitor possua mais de um vínculo com a Unespar deverá votar em apenas uma seção eleitoral, prevalecendo, pela ordem, a condição de docente, agente universitário e discente. Por exemplo, se for aluno e agente universitário, deverá votar apenas como agente universitário.

Em casos de servidores pertencentes à Unespar, mas que estejam à disposição em outro órgão do governo, para votar, será necessário apresentar uma solicitação formal à Comissão Eleitoral Local, via e-mail, até o dia 10 de setembro, para que seu nome conste na lista de votantes. Após essa solicitação, será permitido votar em qualquer campus da Unespar e até mesmo na reitoria.

Para mais informações, leia o documento com instruções para votantes, disponível abaixo.

DOCUMENTO COM ORIENTAÇÕES CLIQUE AQUI

Sobre a votação

A eleição acontece dia 24 de setembro. Assim como na eleição anterior, será utilizado o sistema de votação online, disponibilizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), porém, desta vez, a votação acontecerá em seções eleitorais localizadas nos campi e na Escola Superior de Segurança Pública da Academia Militar do Guatupê (APMG).

No sistema de votação constará a lista de votantes de cada campus e da reitoria, desde que seu nome conste na lista, poderá votar em qualquer sede da Unespar. Por exemplo: se for estudante do campus de Paranaguá e, por ventura, esteja em Curitiba, poderá votar normalmente em uma das unidades da Unespar em Curitiba apenas se conectando à rede da Universidade.

O voto secreto é assegurado pelo sistema eletrônico, para tanto, a CEC disponibilizará acessos: RA para estudantes e login e senha para servidores efetivos. O estudante com mais de um RA constará na lista de votantes de seu campus de origem e no caso de cursar graduação e pós-graduação, simultaneamente, constará na lista da pós-graduação.

A Pró-reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh) designará profissionais de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para atender à comunidade acadêmica com necessidades especiais no dia do pleito, das 9h às 22h.

A apuração eletrônica dos votos será realizada simultaneamente em toda a Unespar, no mesmo dia da consulta pública, computando-se os votos de docentes, discentes e agentes universitários de cada campus, conforme a regra de ponderação abaixo:

If =[0,7* (Nd/nd) + 0,15* (Ne/ne) + 0,15* (Ns/ns)]*100

• If é o índice percentual final da chapa ou do candidato;
  • nd é o número dos docentes em exercício na Universidade que comparecerem para votar;
  • ne é o número de discentes regularmente matriculados na Universidade que comparecerem para votar;
  • ns é o número de agentes universitários em exercício na Universidade que comparecerem para votar;
  • Nd é o número de votos válidos dos docentes na chapa;
  • Ne é o número de votos válidos dos discentes na chapa;
  • Ns é o número de votos válidos dos agentes universitários na chapa.

Ao final dessa conta, será eleita a chapa que obtiver maior valor numérico.

O processo de apuração será realizado com transmissão online pelo canal institucional da Unespar no YouTube.

YOUTUBE CLIQUE AQUI

O resultado será divulgado logo em seguida, nos canais oficiais da instituição.