Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão Epidemiológica da Unespar realiza pesquisa com comunidade acadêmica sobre Covid-19

Geral, Pesquisa

por Paula Fernandes publicado: 21/05/2021 14h56 última modificação: 05/07/2022 08h29

A Comissão Epidemiológica designada para acompanhamento da pandemia da Covid-19 na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) iniciou, nessa semana, um levantamento para identificar a incidência da doença na comunidade acadêmica. “A informação servirá para orientar a Comissão Interna que discute protocolos para quando do retorno às atividades presenciais na Instituição”, destaca o professor William Augusto de Mello, do campus Paranavaí, integrante da Comissão.

A pesquisa é multicampi e intitulada Pesquisa Institucional: Situação epidemiológica do COVID-19 na comunidade acadêmica da Unespar, envolvendo docentes, professores e agentes universitários dos sete campi e da Academia Policial Militar do Guatupê. O objetivo é conhecer o perfil epidemiológico da comunidade acadêmica da Unespar.

A participação de docentes, professores e agentes universitários contribuirá no subsídio de ações de enfrentamento à pandemia causada pelo SARS-Cov-2, como também na definição de ações protetivas e no planejamento pelos gestores do retorno das atividades presenciais nos diversos campi que compõem a Universidade. A coleta de dados acontece de forma remota, por meio da plataforma GoogleForms®, e a participação dura em torno de cinco minutos. Todos os docentes e agentes universitários receberão o link para acessar o formulário pelo e-mail.

Já os alunos foram selecionados por um processo de amostragem estratificada por campus e por curso, e os selecionados também receberão o link para acessar o formulário em seu e-mail. Os dados coletados contêm questões relacionadas aos aspectos sociodemográficos, clínicos, comportamentais e informações clínicas relacionadas à incidência da Covid-19 em participantes da pesquisa e seus comunicantes de convivência próxima.

A pesquisa segue todos os preceitos éticos vigentes, foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unespar (parecer n° 4639444/20210) e garantirá o sigilo e a confidencialidade dos dados. Os resultados preliminares e finais serão divulgados na instituição e em periódicos científicos. Além do professor William, participam da Comissão os professores Adalberto Dias de Souza (campus Campo Mourão), Sebastião Cavalcanti Neto (campus Paranaguá), Maria Antonia Ramos Costa (campus Paranavaí) e Célia Maria Gomes Labegalini (campus Paranavaí).

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo