Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comitê de Acompanhamento do PIBID da UNESPAR (CAP) realiza primeira reunião de 2014.

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h23

Nos dias 19 e 20 de maio de 2014, os membros do CAP, constituído para fins de acompanhamento das atividades do Programa Institucional do PIBID na UNESPAR realizaram a primeira reunião com fins de avaliação e de planejamento das atividades nos campi. Estiveram presentes representantes dos campus de Paranaguá, campus II de Curitiba, União da Vitória, Campo Mourão, Paranavaí e Apucarana, que sediou o evento.

Os coordenadores de gestão do PIBID da UNESPAR, professoras Fabricia Predes, Maria José Pereira, Sandra Salete Camargo e Rita de Cássia Pizoli, relataram sobre o início das atividades do novo edital, inter-relação entre a Universidade/Escolas/NRE/SMED, encaminhamentos para o Dia do PIBID em cada campus, espaço físico para o PIBID no campus e arquivo para documentos do PIBID, entre outros.

No encontro foi definida a programação para o I Seminário Institucional e III Encontro do PIBID/UNESPAR, a ser realizado nos dias 26 e 27 de setembro de 2014. Confirmou presença o professor Dr. António de Sampaio da Nóvoa, da Universidade de Lisboa – Portugal, que terá como tema de sua conferência no dia 26/9, a profissão e a prática na formação de professores, com o título Formar professores para o futuro. Em breve disponibilizaremos maiores informações sobre o evento e sua programação completa.

Outro grupo de trabalho deliberou sobre a elaboração de uma minuta para o Regimento do PIBID/UNESPAR. O documento deverá ser discutido em todos os campi e norteará as atividades de formação de professores no âmbito do PIBID, na universidade. Solicitamos devolutiva e propostas de ajustes até o dia 06 de junho.

Um terceiro grupo de participantes do encontro debateu sobre a distribuição de recursos financeiros nos subprojetos. Até o momento a CAPES liberou 50% do recurso de custeio aprovado para a UNESPAR neste ano. Em breve repassaremos a todos os coordenadores de subprojetos os valores correspondentes para que iniciem imediatamente a aquisição dos materiais necessários para suas atividades junto às escolas de educação básica, assim como as atividades intercampi e participação em eventos.

A UNESPAR conta com 40 subprojetos aprovados no PIBID. São 62 coordenadores de subprojetos, com 852 bolsas para acadêmicos, 152 supervisores da educação básica, 4 coordenadores de gestão e 1 coordenador institucional.
Agradecemos à Direção do campus de Apucarana pela acolhida. Aos coordenadores do PIBID do campus que participaram e especialmente o professor Fábio Baccarin que tomou todas as providências necessárias para a reunião. O próximo encontro do CAP será em agosto, em local a ser definido.