Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comitês de Apoio às Pessoas em Situação de Risco Social auxiliam a comunidade da Unespar durante a pandemia

por Marina Santos Daum publicado: 25/08/2021 10h46 última modificação: 05/07/2022 08h30

Os Comitês de Apoio às Pessoas em Situação de Risco Social da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), têm desenvolvido um trabalho fundamental para atender toda parte da comunidade acadêmica. Dentre os diversos trabalhos desenvolvidos pelas equipes, está a entrega de 425 cestas básicas, intermediações relacionadas à saúde (encaminhamento para atendimento psicológico e outros), às questões habitacionais, inclusão digital e doação de roupas e outros utensílios.

No último dia 8 de agosto, a coordenadora do comitê no campus Curitiba I/Embap, Katiucya Périgo, compartilhou o relato de um estudante assistido pela Unespar. Nesta reportagem lhe atribuiremos o nome de Lucas, para que sua identidade seja preservada.

Lucas tem dois filhos pequenos e sempre precisou trabalhar para sustentar sua família. Assim como milhares de brasileiros, ficou sem emprego logo no início da pandemia, em 2020, e precisou recorrer à Campanha de Apoio ofertada pela Unespar. Todos os meses em que a equipe organizadora entrava em contato com Lucas, para perguntar se gostaria de receber a cesta básica, sua resposta vinha cheia de gratidão e otimismo:

"Graças a Deus estamos bem de saúde mental e física. Obrigado pela preocupação! A situação continua difícil para nós, então, se for possível, quero outra cesta sim!", dizia o rapaz.  em bom tom.

Esta situação repetia-se todos os meses, até que, em fevereiro de 2021, ao ser questionado se gostaria de receber a cesta básica, Lucas surpreendeu a todo o Comitê do campus com a seguinte resposta:

“Felizmente consegui um trabalho em minha profissão. Esses alimentos que vocês estavam me dando, ainda vão me ajudar muito, mas acredito que, a partir do mês que vem, vocês já podem, na guia de seus corações, ajudar outra família, assim como me ajudaram todo esse tempo”, conta Lucas ao agradecer o auxílio que vinha recebendo.

Assim como o Lucas, vários estudantes, dos diferentes campi da Unespar, fazem parte da classe trabalhadora, que vem sendo atingida pelo contexto pandêmico e pelo cenário nacional, que carece de políticas públicas. A população brasileira, em sua grande maioria, depende dos serviços públicos e tem direito a eles, mas não conseguem acessá-los.

Ainda neste mês de agosto, os Comitês de Apoio às Pessoas em Situação de Risco Social dos sete campi da Unespar, realizaram uma reunião para fazer um balanço das ações desenvolvidas em 2021:

O campus Campo Mourão realizou o III Bazar Solidário da Unespar para doação de roupas, calçados e utensílios domésticos. No último bazar, realizado no dia 08 de julho, foram atendidas 140 pessoas, totalizando cerca de 1500 itens doados, frutos de arrecadação entre professores e agentes da Universidade, além da comunidade externa, que vem apoiando as atividades.

No campus Paranaguá, em conjunto com o Curso de Ciências Biológicas, foram realizados 230 testes de Covid-19. A iniciativa procurou atender a comunidade interna e externa à Unespar.

Entre as ações realizadas, o Comitê local do campus Curitiba II, que atua em conjunto com o Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) e Divisões de Assuntos Estudantis (Divas), desenvolve diversas ações, entre elas, os Programas: “Apoio Pedagógico/Tecnológico”, com o objetivo de facilitar a adaptação de docentes e discentes ao Ensino Remoto Emergencial (ERE); “Corona vai, nossa Arte fica”, que tem por objetivo o compartilhamento dos modos de atuação e criação artística durante a pandemia e, ainda, “Direitos Humanos em Rede”, que promove a reflexão conjunta, o acolhimento e a aproximação da Unespar com os grupos socialmente excluídos e diferentes segmentos da comunidade externa.

Esses são apenas alguns dos trabalhos realizados nos campi que procuram prestar assistência à comunidade universitária. A Unespar também oferta o Programa Bolsa Permanência, que tem como objetivo auxiliar estudantes de baixa renda, para que consigam se manter na graduação.

Comitês de Apoio às Pessoas em Situação de Risco Social

Em continuidade ao trabalho iniciado no ano letivo de 2020, os Comitês de Apoio às Pessoas em Situação de Risco Social têm realizado um trabalho de suma importância nos sete campi da Unespar.

Os Comitês foram criados pela Portaria 208/2021 da Reitoria/Unespar, que nomeou uma coordenação geral e coordenações em cada campus:

Coordenação geral

Maria Inez Barboza Marques

Apucarana

Alexsandro Eleotério Pereira de Souza

Campo Mourão

Adalberto Dias de Souza

Curitiba I

Katyucia Perigo

Curitiba II

Andrea Sério Bertoldi

Paranaguá

Elizabeth Regina Streisky de Farias

Paranavaí

Marília Gonçalves Dal Bello

União da Vitória

Marcos Joaquim Vieira

Além das coordenações locais, fazem parte dos Comitês representantes dos(as) estudantes, docentes, agentes, chefias das Divisões de Assuntos Estudantis e membros do CEDH local.

Cada campus tem sua singularidade e suas particularidades, mas, pensando nas ações realizadas no conjunto, é possível considerar que a Unespar conta com pessoas (docentes, estudantes e agentes) que de fato têm um compromisso ético, político e profissional diferenciado. As comunidades interna e externa vêm sendo atendidas em necessidades emergenciais específicas, de acordo com as demandas apresentadas aos Comitês.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo