Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Congresso Internacional Interdisciplinar tem participação da Unespar

Congresso Internacional Interdisciplinar tem participação da Unespar

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Exibir carrossel de imagens Unespar é parceria do evento realizado em Foz do Iguaçu

Unespar é parceria do evento realizado em Foz do Iguaçu

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) foi uma das instituições organizadoras e participantes do IV Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (Coninter). O evento ocorreu entre os dias 8 e 11 de dezembro, no campus de Foz do Iguaçu da Unioeste, com discussões focadas no tema “Fronteiras e Integração – Estudos Interdisciplinares na América Latina”.

A programação contemplou quatro conferências. Na abertura o pesquisador chileno da Universidade de Santiago, Eduardo Devés Valdés, falou sobre o “Pensar os grandes processos desde as periferias, mas além das fronteiras, disciplinas e clichês”. A coordenadora da Câmara II da Área Interdisciplinar da Capes, Andrea Vieira Zanella, tratou sobre a avaliação e prospectivas da pós-graduação interdisciplinar em Sociais. Outros assuntos abordados foram a educação superior no setor educacional do Mercosul e políticas para a afirmação da interdisciplinaridade no ensino superior latino-americano com a reitora da Universidade de São Inácio de Loyola, Maria del Rocio Robledo, e o professor da Universidade da República Uruguai, Alfredo Falero.

Além disso, houve espaço para apresentações de 26 grupos de trabalho e mesas de discussão que juntos somaram cerca de 600 trabalhos. Entre os eixos existentes no Coninter estavam: patrimônio cultural; fronteiras e integração – trajetórias políticas na América Latina; conflitos socioambientais e gestão da sociobiodiversidade; sexualidade, gênero, raça; desafios do conhecimento complexo; ciência e arte; do filho ao pai: família, memória, religião; precarização, insegurança e justiça restaurativa.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Frank Antonio Mezzomo, participou do evento representando a reitoria e a coordenação do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) do campus de Campo Mourão. Como explica, o Coninter trata-se de um dos maiores da área interdisciplinar. “Embora novo, nosso programa tem dialogado com os demais programas e esse é um resultado que conseguimos devido a aproximação que existe”, comenta.

O Coninter é um evento da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (Aninter-SH). A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) também foram parceiras.