Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conheça as obras literárias indicadas para o vestibular da Unespar

Conheça as obras literárias indicadas para o vestibular da Unespar

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Inscrições estão abertas até 29 de novembro

A prova de conhecimento geral do vestibular da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) possui questões específicas sobre a Literatura de Língua Portuguesa. Todos os candidatos inscritos para o processo seletivo deverão responder perguntas sobre livros de romance, poesia, conto e teatro.

Para facilitar a preparação dos estudantes, a universidade disponibiliza a lista de obras indicadas no manual do candidato. Nesta edição, os selecionados são “Lucíola”, de José de Alencar; “Lira dos 20 Anos”, de Álvares de Azevedo; “Sagarana”, de Guimarães Rosa; “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade; “O Filho Eterno”, de Cristóvão Tezza e “Melhores Poemas”, de Paulo Leminski.

Além de tratar das obras, a prova poderá conter questões para avaliar o conhecimento dos inscritos quanto aos gêneros literários, figuras de linguagem, elementos da narrativa, periodização literárias, entre outros.

Inscrições – As inscrições para o vestibular 2016 da Unespar ficam abertas até 29 de novembro e devem ser realizadas, exclusivamente, por meio do site vestibular.unespar.edu.br. A universidade oferta 1.700 vagas para 67 cursos de graduação distribuídos nos campi de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I e II, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória.

As provas serão aplicadas nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro. No primeiro dia, os candidatos terão 4 horas e 30 minutos para produção de uma redação e resolução das questões de conhecimento geral que envolvem conteúdos de Artes, Filosofia, Língua Portuguesa, Literatura de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira. No segundo, acontece a prova vocacionada.