Geral
Conselho Universitário aprova a oferta do curso de Direito nos campi de Apucarana e União da Vitória
Geral, Ensino
No dia 08 de dezembro, ocorreu a 6ª Sessão Ordinária do Conselho Universitário (COU) da Universidade Estadual do Paraná, realizada de forma online. Dentre os assuntos da pauta, os conselheiros e conselheiras deliberaram sobre a oferta do curso de Bacharelado em Direito nos campi de Apucarana e União da Vitória, proposta que foi aprovada pelo COU.
O diretor do campus de Apucarana, Daniel Gomes, ressaltou a importância da aprovação. A proposta de criação de um curso de Direito em Apucarana é uma resposta positiva em um período de incertezas e acreditamos ser muito importante a oferta de um novo curso para um campus que possui tradição de sessenta anos e, ao mesmo tempo, permite-se discutir propostas inovadoras no ensino superior. Tendo em vista o cenário histórico e atual da região, o campus de Apucarana, por seus representantes, acredita que ao propor esse curso estará formando profissionais cujas práticas acadêmicas, por estarem em sintonia com a realidade local e regional, poderão compor e mediar os problemas existentes na região. Estes futuros profissionais poderão colaborar efetivamente para uma melhoria da qualidade de vida da população, bem como contribuir para a ampliação das oportunidades de acesso à formação superior em uma área cuja atual oferta não é capaz de absorver as demandas da sociedade e do mercado de trabalho, especialmente no que se refere à população menos favorecida”, conclui o diretor.
O diretor do Campus de União da Vitória, Valderlei Garcia Sanches, também se pronunciou a respeito: “A aprovação do curso de Direito nos conselhos superiores da Unespar foi mais uma conquista para o campus de União da Vitória. Irá atender aos anseios de nossa comunidade com um curso gratuito e de qualidade. Agradecemos à administração superior da Universidade pelo apoio nesta vitória”.
Para a pró-reitora de Ensino de Graduação da Unespar, Marlete Schaffrath, “os novos cursos representam a conexão da oferta de graduação da Unespar com as demandas sociais das regiões sócio-geográficas onde se localizam esses campi, assim como atendem os anseios da comunidade acadêmica desses campi. Os trâmites institucionais internos de aprovação colegiada dos projetos dos cursos foram concluídos, agora a Prograd irá organizar os processos que seguirão para os encaminhamentos necessários com vistas à autorização para a implantação dos cursos”, concluiu a pró-reitora.
A reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, parabeniza o empenho e o comprometimento das gestões e respectivas equipes que atuaram na elaboração destas propostas dos campi de Apucarana e União da Vitória, e enfatiza a relevância das conselheiras e conselheiros do COU na apreciação e deliberação destas propostas.