Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho Universitário aprova incorporação de cursos da Uniuv pela Unespar, dentre outras pautas relevantes

por publicado: 14/06/2024 16h27 última modificação: 14/06/2024 16h27

Os conselheiros e conselheiras do COU, em sessão ordinária ocorrida nesta quinta-feira, 13 de junho, apreciaram e deliberaram pautas bastante significativas para a instituição, como a incorporação dos cursos da UNIUV (Centro Universitário de União da Vitória) ao Campus de União da Vitória da Unespar, o novo Regulamento Interno do CEDH e o Regulamento de Promoções e Progressões Docentes da Unespar.

A incorporação dos cursos da UNIUV ao Campus de União da Vitória contribui, sobremaneira, com o fortalecimento da Unespar no cenário estadual. O Estudo Preliminar de Viabilidade Técnica de Incorporação dos Cursos vinculados à UNIUV, encaminhado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foi apreciado inicialmente pela comunidade do Campus de União da Vitória, em reunião convocada pela Reitora da Unespar, Profa. Salete Machado Sirino, com as presenças da Pró-Reitora da Prograd, Profa. Marlete Schaffrath, e o Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Sydnei Roberto Kempa, em seguida, pautado e aprovado pelo Conselho de Campus de União da Vitória; no mês de maio, pautado e aprovado pelo Conselho de Planejamento, Administração e Finanças da Universidade, e, no dia de ontem, aprovado pelo Conselho Universitário - COU.

A proposta incorpora definitivamente cinco cursos presenciais de Graduação, que são Administração, Educação Física, Engenharia Civil, Sistema de Informação e Odontologia, assim como toda a estrutura física de salas, ginásios esportivos, laboratórios e equipamentos da Uniuv para o funcionamento dos cursos do Campus de União Vitória.

Os conselheiros e as conselheiras do COU apreciaram e aprovaram a proposta ressaltando as diversas manifestações de apreço pelo ganho político e de infraestrutura bastante significativo para o Campus de União de Vitória.  A reitora da Unespar comemorou o que para ela é mais uma vitória do ensino público e gratuito, que se fortalece à medida que os cursos incorporados à Unespar passam a ser ofertados gratuitamente e com a chancela de uma universidade avaliada pelo MEC com o conceito 4, uma das maiores do estado. “Com esta incorporação, fortalecemos a Unespar como um todo, contribuímos com o desenvolvimento socioeconômico da região e, principalmente, promovemos a democratização de acesso ao ensino superior público, gratuito, de qualidade e inclusivo”, destaca a reitora.

Outra pauta aprovada foi o novo Regimento Interno do CEDH, que atualizou conceitos e nomenclaturas utilizadas na área de atuação dos núcleos NESPI, NERA e NERG que o compõem, e formalizou a alteração da vinculação do CEDH junto à Prograd, estabelecida no momento de sua criação, em  2016, que atualmente  passou à Propedh, sob coordenação geral da Diretoria de Direitos Humanos.

Outra pauta que merece destaque foi a deliberação do Regulamento de Promoções e Progressões Docentes da Unespar, cuja minuta havia sido composta pela Comissão Especial Temporária para Análise e Elaboração de Regulamento de Promoções de Classe e Ascensão de Nível, a partir das propostas encaminhadas pelos campi que discutiam a pauta desde 2022, com oferta de debate para toda a comunidade docente por meio dos colegiados de cursos e Centros de Área. Na oportunidade, foram propostos e votados diversos ajustes que contribuíram ainda mais para que o Regulamento atenda às demandas docentes, expressando a capacidade de organização democrática da nossa universidade.