Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Contra cortes no CNPq, pesquisadores e coordenadores de Mestrados assinam carta aos Senadores e Deputados Federais

Geral

Contra cortes no CNPq, pesquisadores e coordenadores de Mestrados assinam carta aos Senadores e Deputados Federais

Geral

publicado: 29/08/2019 16h25 última modificação: 05/07/2022 08h28

Preocupados com o reflexo dos cortes orçamentários do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pesquisadores e coordenadores de programas de mestrado na área de Ensino, Física e Astronomia assinaram, nesta quarta-feira (28), uma carta aos Senadores e Deputados Federais. No documento, os pesquisadores ressaltam a importância do órgão para o avanço da ciência brasileira e a implicação que o déficit de orçamento pode acarretar para a formação e qualificação dentro dos programas. Na Unespar, assinaram o Mestrado em Formação Docente Interdisciplinar e o Mestrado em Educação Matemática. Confira abaixo a carta na íntegra: 

Brasília, 28 de agosto de 2019
 Aos Excelentíssimos Senadores e Deputados Federais, 

Nós, coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de todo o país, nos juntamos aos Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Física e Astronomia para nos dirigirmos respeitosamente a Vossas Excelências para manifestar nossa grande preocupação com a situação orçamentária do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Fundado em 1951, o CNPq tem sido fundamental no financiamento da geração de conhecimento no país, com participação essencial nas inovações tecnológicas, na melhoria da saúde de nossa população, no dinamismo do agronegócio, na evolução cultural de nossa sociedade, entre outros, promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico em todo o território nacional. Em 2017, por exemplo, cerca de um terço de toda a produção científica brasileira divulgada em revistas especializadas teve aporte de recursos do CNPq. 

A formação de pessoal altamente qualificado em nossos programas de pós-graduação depende crucialmente de sua participação, como protagonistas, em projetos de pesquisa: a melhor maneira de aprender o ofício de gerar conhecimento inédito é através de sua prática. Além de financiar equipamentos, materiais e insumos para a execução de projetos de pesquisa, o CNPq é responsável pelo sustento de uma fração apreciável de nossos estudantes-pesquisadores por meio de bolsas de estudo. Apesar de vários alertas já emitidos pela comunidade científica nacional e internacional, o orçamento do CNPq em 2019 ainda possui um déficit de R$ 330 milhões, sem os quais é impossível cumprir os compromissos já assumidos. 

Entendemos o grave momento por que passa a economia brasileira e as restrições que isso implica sobre o orçamento da União. Porém, reivindicamos especial atenção para os mais de 80 mil pesquisadores financiados pelo CNPq, que estão diante da iminência de não receber as mensalidades de suas bolsas a partir do próximo mês de setembro, com graves implicações profissionais e pessoais. O país corre um grande risco de desperdiçar um recurso crucial para a construção da prosperidade no século XXI: a inteligência e o talento criativo de suas jovens gerações. 

O estágio avançado do sistema brasileiro de pesquisa e pós-graduação é fruto, destacadamente, de investimentos e de esforços empreendidos pelo CNPq, ao longo de mais de seis décadas, no trabalho de um enorme contingente de cientistas, professores, estudantes e servidores, independentemente de preferências partidárias ou ideológicas. Contamos com Vossas Excelências para compartilhar a responsabilidade da preservação desse patrimônio nacional, que é crucial para garantir o futuro de nossos filhos e netos. 

Atenciosamente

Marcelo de Carvalho Borba

Coordenador da Área 46 – Ensino da CAPES

Ivanize Rizzatti

Coordenadora Adjunta para Cursos Profissionais da Área 46 – Ensino da CAPES

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - UFRR

Tânia de Araujo Jorge

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde – FIOCRUZ RJ

Adailton Alves

Mestrado em Ensino em Contexto Indígena Intercultural – PPGECII UNEMAT

Alessandro Ribeiro

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – UFABC

Almira Alves dos Santos

Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologia – UNCISAL

Andrea Maria Pereira de Oliveira

PPGEFHC – UFBA / UEFS

Andréa Pereira Mendonça

Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico – Instituto Federal do Amazonas

Andreia Weiss

PPGEEDUC

Anencori Roesler Luersen Vieira Lopes

Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física – UFSM

Benedito Eugenio

Programa de Pós-Graduação em Ensino – UESB – Vitória da Conquista

Bruno Ferreira dos Santos

Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores de Ciências

e Matemática – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Junior

Programa de Educação para a Ciência e a Matemática

Carlos Alexandre F. Brito

Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde – São Caetano do Sul – SP

Carlos Euler de Souza Lucena

Programa de Pós-Graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina – UFRN

Claudia Lisete O. Greenwald

PPGECM – ULBRA

Claudia R. Flores

Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT UFSC

Carmen Rosilaine de Oliveira Farias

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – UFRPE

Cilene Maria Lima Antunes Maciel

Mestrado Acadêmico em Ensino – UNIC

Claudia Lucia Landgraf Valério

Mestrado Acadêmico em Ensino – IFMT

Cristiano Pessoa

Programa de Pós-Graduação EDUMATEC – UFPE

Deivid Marcio Marques

PPGECM – UFU

Diana Negrão Cavalcanti

Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão – UFF / RJ

Edson José Wartt

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – UFS São Cristóvão – SE

Edson Pereira Barbosa

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática – UFMT /

Simop

Elisa Prestes Massena

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – UESC / BA

Elsbeth Léia Spode Becker

Universidade Franciscana

Estéfano Vizconde Verazeto

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – UFSCar Araras

Everton J. Goldoni Estevam

Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – UNESPAR

Fernando Junges

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – UNIPAMPA

Francisco Mattos

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Gecilane Ferreira

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – UFT – Araguaina / TO

Geraldo Wellington Rocha Fernandes

Programa de Pós-Graduação em Ciências, Matemática e Tecnologia – PPGCMAT

Gerlinde Teixeira

Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inclusão – UFF / RJ

Gerson Tenório dos Santos

Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental – UNIMES – Santos

Giselle Rôças

Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Ensino de Ciências – IFRJ

Gladys Denise Wielewski

REAMEC – Universidade Federal de Mato Grosso

Ilda Cecilia Moreira da Silva

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente – UNIFOA –

Volta Redonda / RJ

Iran Abreu Mendes

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – UFPA

Irene Mauricio Cazorca

Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – Universidade Estadual de Santa

Cruz – UESC / BA

Ivanise C. Sousa

PPGECNM – UFRN

Ives Solano Araujo

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física – UFRGS

João Carlos Krause

PPGENCT – URI – RS

José Cezinaldo Rocha Bessa

Programa de Pós-Graduação em Ensino – UERN – Pau dos Ferros

José Dilson Beserra Cavalcanti

PPGECM – CAA / UFPE

José Wilson Pires Carvalho

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – UNEMAT

Josivânia Marisa Dantas

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – UFRN

Leonardo Bis dos Santos

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades – IFES

Licurgo Pereira Brito

REAMEC – UFPA

Línlya Sachs

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática – Universidade Federal do Paraná

Luiz Clement

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias – PPGECMT

/ UDSS

Luiz Gustavo Santos Cota

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciëncias da Saúde e do Ambiente – FADIP – MG

Marcelo Bezerra de Morais

Programa de Pós-Graduação em Ensino – UERN / UFERSA / IFRN

Marcia Regina Royer

Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar – UNESPAR – Paranavaí

Marcos André Betemps Vaz da Silva

Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação - IFCSUL

Marcos Antonio Gonçalves Jr

Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica

Marcus Basso

Mestrado Acadêmico em Ensino de Matemática – UFRGS

Mestrado Profissional em Ensino de Matemática – UFRGS

Marcus Vinicius Pereira

Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Ciências – IFRJ

Maria Consuelo Alves Lima

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Maria Cristina Araújo de Oliveira

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática – UFJF

Maria do Rocio F. Siqueira

PPGGVS – Associação Ampla – UFRGS/UFSM/FURG/UNIPAMPA

Maria Goretti Andrade Rodrigues

Mestrado em Ensino – UFF

Marianne K. Eliasquecia

PPGCIMES – UFPA

Marise Reis

Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – UFRN

Márlon Herbert Flora Barbosa Soares

Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática – Universidade Federal de Goiás

Marta Feijó Barroso

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física – UFRJ

Mauricio Catabianco Lopes

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática – Universidade

Regional de Blumenau

Patricia Fernandes Loutens Machado

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEduC / UnB

Paulo Sergio Camargo Jr

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza –

UTFPR – Londrina

Ricardo Gauche

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC UnB

Robson Domingues

Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde – UEPA

Roger Mianka

Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – UNESP – Rio Claro

Ronaldo Barros Ripardo

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – UNIFESSPA

Rosana Alves

PPGEMAT – UFPEL

Silvia Sidnéia da Silva

Mestrado Profissional em Saúde e Educação

Shirley Takeco Gobara

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Suzette Rosana de Castro Wigrar

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Thais do Canto Dorow

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Universidade

Franciscana

Terezinha Valim O. Gonçalves

PPG em Docência em Educação em Ciências e Matemática – UFPA

Valéria Silva Dias

Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências – PIEC USP

Valmir Flôres Pinto

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades – UFAM Humaitá – AM

Vera Aparecida F. Martin

Mestrado Profissional em Astronomia

Waldmir Araujo Neto

Mestrado Profissional em Ensino de Química – UFRJ