Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cooperação entre a Unespar e a Universidade Nacional de Jujuy

Cooperação entre a Unespar e a Universidade Nacional de Jujuy

Geral, Extensão

por publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h27

Através do termo de cooperação firmado entre e Universidade Estadual do Paraná e a Universidade Nacional de Jujuy (UNJu), Argentina, foram realizadas no mês de junho uma série de reuniões na cidade de San Salvador de Jujuy, com o objetivo de ampliar as atividades de pesquisa, ensino e extensão e fortalecer as parcerias já existentes.

A cooperação entre as duas instituições de ensino é desenvolvida através do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unespar.  A convite da Universidade de Jujuy, a chefe de chefe da divisão de programas e projetos do ERI, professora Nadia Luciani, se reuniu com autoridades da Universidade, entre elas o professor Jorge Kulemeyer, responsável pelas relações da UNJu com o Brasil e pelo convênio com a Unespar. Em pauta a proposta de criação de cursos na área da Música, Artes, Cultura e Patrimônio na UNJu, com a possibilidade de colaboração e participação dos professores da Unespar - Campi de Curitiba I/EMBAP e II/FAP. Também foi tratada a possibilidade de criação da Escola Superior de Artes e da Escola Superior de Saúde, na UNJu, em parceria com os cursos de Musicoterapia e Educação Física e áreas afins. Visando a possibilidade de intercâmbios culturais e atividades acadêmicas, durante o período, foram visitados espaços culturais e de ensino das artes da Província de Jujuy, nas cidades de San Salvador e Tilcara, além de audiência om José Domingos Rodrígues Bárcena, Secretário de Cultura e Turismo da Cidade de San Salvador de Jujuy para agradecer o apoio dado a vinda dos músicos jujenhos ao Brasil para participar da Oficina de Música de Curitiba, em janeiro de 2018, fruto da parceria entre as duas Instituições.

No mesmo período a professora Nadia Luciani, Coordenadora do Projeto de Extensão Laboratório de Iluminação Cênica (LABIC), do Campus de Curitiba II/FAP, ministrou uma Oficina de Iluminação Cênica com duração de quatro
dias. Realizado na capital da província de Jujuy, San Salvador, contou com a participação de artistas locais que fizeram pequenas apresentações para os exercícios práticos de iluminação.