Você está aqui: Página Inicial > Notícias > COU aprova a proposta orçamentária para o ano de 2023 e o PDI 2023-2027

COU aprova a proposta orçamentária para o ano de 2023 e o PDI 2023-2027

por Helio Sauthier publicado: 16/12/2022 13h10 última modificação: 16/12/2022 13h10

Nesta quinta (15), aconteceu a 5ª Sessão do Conselho Universitário (COU) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Dentre os assuntos da pauta, o COU discutiu e deliberou sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional da Unespar (PDI) para o período de 2023-2027, sobre a proposta orçamentária da Unespar para o ano de 2023, sobre a minuta do Código de Ética da Unespar, bem como sobre a criação do Colegiado do Curso de Direito do campus de Apucarana e sobre a criação da Coordenadoria do Centro de Documentação Histórica.

O pró-reitor de Planejamento, Sidney Kempa, ressaltou que a construção da proposta orçamentária para 2023 foi pautada pela transparência, pelo regime de colaboração entre a reitoria e as direções dos campi, pelas inovações no orçamento com as cotas para cada campus e valores específicos para o Plano Anual de Atividades (PAA).  Destacou, ainda, a importância do amplo debate e da adoção de uma metodologia de rateio que contribui para a estipulação de critérios claros para a distribuição dos recursos orçamentários.

O novo PDI da Unespar, referente ao período de 2023 a 2027, foi aprovado por maioria absoluta pelo COU. O PDI é um documento de planejamento estratégico global, expressa os princípios institucionais da Unespar que norteará as ações da gestão para os próximos cinco anos. Segundo a coordenadora geral do PDI, Aurea Andrade Viana, “para a elaboração do documento, foi construído um Diagnóstico, visando compreender a situação atual da Unespar, a fim de identificar as oportunidades e ameaças no ambiente externo, bem como as forças e fraquezas no ambiente interno, e as definições das estratégias para o Plano". A coordenadora do processo explica que cada campus da Universidade debateu sobre o futuro desejado. “Esta etapa foi pensada como um momento de contribuição das diferentes unidades acadêmicas e administrativas da Unespar, de forma que as particularidades regionais e culturais possam ser minimizadas e, simultaneamente, permitam ainda o registro qualitativo de todas as contribuições, de maneira coletiva e participativa”, ressalta Aurea.

Antes de ser submetido à análise no COU, as propostas do Diagnóstico, do Planejamento e dos princípios institucionais, como a Missão, a Visão, os Valores e os Fatores Críticos de Sucesso foram amplamente discutidos, especialmente no Seminário realizado em agosto de 2022, em Paranavaí, e que contou com a participação da reitoria, pró-reitorias, coordenações de Órgãos Suplementares, direções dos campi, direções dos Centros de Áreas e representantes dos campi da Unespar.