Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Couro de Peixe realiza feiras no campus de Paranaguá

Couro de Peixe realiza feiras no campus de Paranaguá

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Esta será a terceira edição do evento neste ano

Criar novas possibilidades de trabalho para a população do litoral paranaense foi um dos objetivos que motivou a criação do projeto Couro de Peixe na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Desenvolvido no campus de Paranaguá com a coordenação da professora do colegiado de Ciências Biológicas, Kátia Kalko Schwarz, uma das ações que se tornou tradição é a feira que possibilita comercializar os produtos desenvolvidos com o couro de peixe.

Nesta quinta-feira, 05, será realizada mais uma edição da feira no campus. A comunidade poderá conhecer e comprar os produtos das 14h30 às 21 horas. De acordo com o calendário definido pela coordenação com a comunidade, estão agendadas feiras até dezembro, sempre uma vez ao mês. No entanto, destacam que também estão disponíveis para participar de eventos externos.

Agenda
Neste mês será realizada a terceira edição da feira do ano. No dia 07 de junho e julho acontecerão novas edições do evento. Também estão previstas feiras nos dias 09 de agosto, 13 de setembro, 05 de outubro, 09 de novembro, 06 e 13 de dezembro.

Couro de Peixe
O projeto começou em 2007 com apoio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (SETI) e da Fundação Araucária, por meio do programa Universidade Sem Fronteiras. O público atendido é formado, especialmente, por moradores de Paranaguá e da região com ações que contribuem para a geração de emprego e renda das comunidades ligadas ao setor da pesca, aquicultura, biologia e artesanato.

Desde o início já foram implantados curtumes comunitários para transformação da pele de peixe em couro, desenvolvidas pesquisas e ofertados cursos para produção de couros de peixes e de artesanato.

O projeto Couro de Peixe também está vinculado ao Laboratório Multidisciplinar de Estudos Animais (Labmea) que atua na produção de pesquisas em nutrição e desempenho zootécnico de peixes, estudos em insetos com destaque para borboletas e mariposas.