Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Cinema e Vídeo comemora 10 anos com ato político

Curso de Cinema e Vídeo comemora 10 anos com ato político

por publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24

No último dia 10 o curso de Cinema e Vídeo da Unespar comemorou 10 anos em evento realizado no Museu Oscar Niemayer, com participação do cineasta Evaldo Mocarzel.

A coordenadora do curso, que é ofertado pelo campus de Curitiba II (FAP), Juslaine de Abreu Nogueira, historiou o processo de criação do mesmo - "Um dos grandes objetivos do curso, a formação de artistas profissionais que integrem uma sociedade com grande desenvolvimento humano, tem sido alcançado e mantido continuamente desde o início das atividades, como pode ser verificado pela repercussão muito positiva da produção cinematográfica e videográfica de alunos, ex-alunos e professores, que nos 10 primeiros anos do curso estiveram presentes em centenas de festivais, mostras e concursos, obtendo mais de 150 premiações em eventos nacionais e internacionais. Também tem contribuído para renovar e impulsionar o cenário cultural local com a inserção de egressos no mercado artístico profissional", salientou  Juslaine.

Além da comemoração, o evento também foi um ato político, no sentido de rememorar o dia 29 de abril e a diminuição de recursos destinados à Educação. Foi exibido o vídeo "Nunca esqueça", do aluno Thiago Bezerra Benites.

Durante o evento, Gisele Onuki, Assessora de Relações Internacionais da Unespar, divultou o resultado da seleção do Programa de Mobilidade Acadêmica na área de Cinema, entre a Unespar e a DOCNOMADS/ULHT - European Master Degree in Documentary Filmmaking - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Dois alunos receberão apoio para despesas com passagens aéreas e ajuda de custo no valor de €800,00 (oitocentos Euros), para um período de 6 semanas na ULHT. O terceiro e o quarto colocados também poderão frequentar a ULHT por um período de 2 semanas, sem ajuda de custo, no entanto. As atividades no programa compreendem o desenvolvimento de um projeto de filme documentário de curta-metragem sob orientação compartilhada entre professores do Bacharelado em Cinema e Vídeo da Unespar e professores do programa DOCNOMADS/ULHT.

O reitor Antonio Carlos Aleixo, reiterou a importância que o curso representa para a Unespar, o mais procurado nos últimos vestibulares, sua relevância para a área cultural e que ações como o Programa de Mobilidade Acadêmica constituem uma das principais políticas da reitoria da Universidade.

Evaldo Mocarzel, que ministrou a aula inaugural do curso em 2005, ministrou a aula magna da noite. Nos saguão do MON, alunos expuseram cartazes. Também ocorreu uma releitura do "parabéns" de Marylin Monroe, com direito a bolo.

Marcaram presença no evento o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unespar, Frank Antonio Mezzomo, a diretora do Centro de Artes do campus de Curitiba II, Salete Machado Sirino, Pierângela Nota Simões e Marcelo Bourscheid, diretora e vice-diretor do campus, respectivamente, Ana Fabrício e Paulo Biscaia Filho, professores idealizadores do curso, a atriz Vera Holtz, André Faria, um dos primeiros coordenadores técnicos do curso, além de professores, alunos, agentes universitários e comunidade em geral.

Fotos: Duda Berlitz / Guilherme Morilha