Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cursos de graduação e pós em História da Unespar promovem aula magna conjunta ministrada por docente de universidades argentinas

Geral

Cursos de graduação e pós em História da Unespar promovem aula magna conjunta ministrada por docente de universidades argentinas

Geral, Pesquisa

por Fábio Candido dos Santos publicado: 17/04/2024 10h58 última modificação: 23/04/2024 18h25

curso de graduação em História e os Programas de Pós-graduação em História Pública (PPGHP) e em Ensino de História (ProfHistória) do campus de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) realizaram, no último dia 11, aula magna conjunta ministrada por María Lucía Abbattista, da Universidad Nacional de Quilmes (UNQ) e da Universidad Nacional de La Plata (UNLP), ambas da Argentina.

Estiveram presentes à palestra, intitulada "Historia Pública ante al avance de las corrientes negacionistas de la violencia estatal”, os coordenadores de curso Astor Weber (História), Jorge Pagliarini Junior (PPGHP) e Cyntia Simioni França (ProfHistória), além do diretor de pós-graduação da Unespar, André Acastro Egg. 

A solenidade contou ainda com a parceria do Laboratório de Ensino de História (Lehis) na condução do evento e do aluno João Paulo Martins Nogueira, do 2° ano do curso de História, pela apresentação musical executada durante a cerimônia.

A visita da professora argentina faz parte do convênio firmado entre os mestrados em História Pública da Unespar e em História Pública e Divulgação Social da História da Universidade Nacional de Quilmes, no âmbito de Internacionalização da instituição paranaense, e integra as atividades do Programa de Pós-Doutorado Estratégico (PDPG/Capes) do qual o PPGHP participa.

A aula magna não foi a primeira lecionada em Campo Mourão por Abbattista. Na semana anterior, a docente já havia ministrado a disciplina “Tópicos Especiais em Saberes e Linguagens IX: Proyectos de historia oral y batallas por las memorias en la América Latina del siglo XXI” no curso de mestrado em História Pública.