Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Delegação da Unespar se prepara para a Operação Rondon Paraná 2025

Geral

Delegação da Unespar se prepara para a Operação Rondon Paraná 2025

Geral, Extensão

por Leticia Bertoli publicado: 07/07/2025 13h27 última modificação: 07/07/2025 13h27

A delegação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) já está em fase final de preparação para participar da Operação Rondon Paraná 2025, que será realizada entre os dias 9 e 22 de julho. A ação reúne estudantes, docentes e agentes universitários das universidades estaduais do Paraná, além de instituições convidadas, com o objetivo de promover atividades extensionistas em municípios do interior do estado.

Neste ano, a operação será realizada na área de abrangência da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). A delegação da Unespar será composta por 23 estudantes, 5 docentes e 2 agentes universitários, com representantes dos campi de Apucarana, Curitiba, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. Os participantes são de cursos diversos, o que favorece o desenvolvimento de ações interdisciplinares nos territórios atendidos.

Como instituições convidadas, também integram a delegação da Unespar 10 estudantes e 1 docente da Faculdade de Apucarana (FAP), além de 7 estudantes e 2 docentes do Instituto Superior do Litoral Paranaense (Isulpar), de Paranaguá.

As atividades serão desenvolvidas nos municípios de São Sebastião da Amoreira e Santa Amélia. Uma das equipes, formada por representantes da Unespar e do Isulpar, atuará em São Sebastião da Amoreira. A outra, composta por integrantes da Unespar e da FAP, será responsável pelas ações em Santa Amélia.

Ao todo, cerca de 60 atividades estão previstas nos dois municípios, entre oficinas, palestras e treinamentos voltados às comunidades locais.

A Operação Rondon Paraná é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com as universidades estaduais. Inspirada na tradicional Operação Rondon de âmbito nacional, a ação busca promover a integração entre a comunidade acadêmica e a sociedade, estimulando a troca de saberes e contribuindo para o desenvolvimento local por meio de atividades educativas, culturais e de cidadania.

registrado em: , ,