Geral
Demandas de infraestrutura dos Campi da Unespar em Curitiba são temas de reunião com Secretário da SETI
Geral
Na tarde dessa terça, 30/09, estiveram reunidos com o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor Aldo Nelson Bona, a reitora da Unespar, Professora Salete Paulina Machado Sirino, o Assessor Estratégico da Reitoria, Professor Sydnei Kempa, a Professora Noemi Ansay e o Professor Drausio Fonseca, Diretora e Vice-Diretor do Campus de Curitiba II – FAP, o Agente Universitário Elói Vieira Magalhães e Professora Déborah Alice Bruel Gemin, Diretor e Vice-Diretora Campus de Curitiba I – EMBAP. A pauta teve como tema principal as questões de infraestrutura da Unespar em Curitiba, o que incluiu os dois campi de Curitiba.
A reitora agradeceu ao Secretário da SETI pela acolhida e apoio às demandas de infraestrutura da Unespar, dentre elas, a viabilização de espaços e os recursos para o tão necessário restauro e reforma do prédio histórico da Embab, situado na Rua Emiliano Perneta, cujos projetos de restauro e reforma, conforme informação da equipe de engenharia da Universidade, tem previsão de conclusão nos próximos dias.
O Secretário reafirmou que este é um tema muito importante, com o qual está envolvido há alguns anos para a solução, estando neste momento na espera da conclusão dos projetos de restauro e reforma para a viabilização dos recursos para a efetiva conclusão desta obra. Com essa solução, além dos mais de 2 milhões investidos na reforma do prédio da sede da Barão, uma parte das questões de infraestrutura do Campus de Curitiba I está sendo atendida. Em relação a soluções que envolvem o atendimento de ampliação de espaços para os dois Campi em Curitiba, existem encaminhamentos que indicam soluções que poderão atender às expectativas de ambos os Campi.
O Diretor do Campus de Curitiba I/EMBAP destaca: “fomos cordialmente recebidos pelo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, em reunião agendada pela Magnífica Reitora da Unespar. A reunião caracterizou-se por uma escuta atenta e respeitosa aos anseios apresentados pela direção do Campus, especialmente no que se refere aos anseios da comunidade acadêmica". Atualmente o Campus de Curitiba I/Embap tem duas sedes no Centro de Curitiba, a sede da Barão, que atende aos cursos do Centro de Música, e a sede da Tiradendes, que atende aos Cursos do Centro de Artes e Museologia, como também da Pós-Graduação. Com o restauro e a reforma da sede da Emiliano Perneta, grande parte das demandas do Curso de Museologia poderá ser atendida naquele espaço.
Já o Campus de Curitiba II tem duas sedes no Cabral e uma no Boqueirão, demandando mais espaço para atendimento da expansão da graduação e da pós-graduação em virtude do crescimento dos últimos anos. Além do aumento na demanda acadêmica, o campus abriga um número significativo de projetos de extensão, como a Filarmônica da FAP, a Orquestra de Violões, a Universidade Aberta da Pessoa Idosa (UAPI), o UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança, a Roda de Samba, o Centro de Atendimentos e Pesquisa em Musicoterapia (CAEMT), entre outros.
Para a Diretora do Campus de Curitiba II/FAP, Noemi Ansay, “essas atividades evidenciam uma demanda considerável para ampliação da infraestrutura, especialmente no que se refere a laboratórios e espaços adequados para os cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança, Música, Musicoterapia e Teatro. A Direção do Campus Curitiba II entende que a Sede Boqueirão, onde funciona o curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual e o Mestrado em Cinema e Artes do Video, representa um potencial campus universitário, com grande capacidade para expansão das Artes nesse bairro, um dos mais importantes e populosos da cidade de Curitiba.”