Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dia do Pibid reúne subprojetos dos campi de Curitiba I e II

Dia do Pibid reúne subprojetos dos campi de Curitiba I e II

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Bolsistas realizaram apresentações musicais para o público

Bolsistas realizaram apresentações musicais para o público

Artes Visuais, Dança, Música e Teatro ficaram em evidência na sexta-feira, 30 de setembro, durante o Dia do Pibid realizado pelos campi de Curitiba I e Curitiba II da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). As professoras coordenadoras dos subprojetos nos campi reuniram professores supervisores, bolsistas e estudantes de escolas públicas da capital para uma série de atividades que movimentaram o Auditório Bento Mussurunga, no campus de Curitiba I.

Na programação foi lançada a coletânea “Iniciação à Docência: PIBID e a formação de professores pelos campi da Unespar” com livros que abordam o processo de formação de professores na universidade a partir das pesquisas e reflexões proporcionadas pelas atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

O público teve a oportunidade de participar de oficinas de música da cultura popular e sobre a poética das ações físicas, bem como conferir exposições de materiais didáticos e fotografias. Além disso, pode assistir apresentação do Dancep, apresentação teatral com cenas shakesperianas e de músicas com os alunos do Colégio Estadual João Paulo I e da fanfarra do Colégio Estadual Avelino Vieira.

Projetos nos campi de Curitiba
A Unespar tem atualmente seis subprojetos em realização apenas nos campi de Curitiba. Pelo campus de Curitiba I funcionam os subprojetos das áreas de Artes Visuais e Música, coordenados pelas professoras Vivian Letícia Busnardo Marques e Ana Paula Peters, respectivamente.

O primeiro tem como objetivo a confecção de recursos e materiais didáticos para o ensino das Artes Visuais. Já o subprojeto de Música visa à qualificação da formação docente a partir da reflexão de como a música pode ser conduzida na sala de aula, aproveitando a relação entre repertório e experiências sonoras dos alunos e professores.

O campus de Curitiba II conta com os subprojetos coordenados pelas professoras Guaraci Martins (Teatro), Andrea Bernardini (Música), Gisele Onuki e Cinthia Andrade (Dança) e Mauren Teuber (Artes Visuais).

O subprojeto de Teatro busca contribuir no processo de formação inicial e continuada do professor de teatro, ampliando o contato do estudante do ensino básico com processos cênicos pautados em metodologias específicas. Favorecer a prática musical e interdisciplinar é o objetivo do subprojeto de Música que atua na formação dos licenciandos com o conceito de identidade cultural brasileira por meio de fonogramas selecionados.

Os subprojetos de Dança e Artes Visuais são realizados com foco na formação inicial e continuada de professores nas suas respectivas áreas. No caso da dança, busca-se fomentar a formulação de diferentes possibilidades de ensino-aprendizagem no ambiente escolar. Já pelas artes visuais quer criar um espaço reflexivo e a atitude investigativa sobre o ensino em artes visuais na contemporaneidade.

Pibid
A Unespar está entre as universidades estaduais com o maior número de subprojetos e participantes no Pibid. São dezenas de subprojetos ofertados em todos os sete campi e que atendem centenas de escolas paranaenses. O programa tem entre seus propósitos o incentivo a formação de professores e possibilita redimensionar os cursos de licenciatura por meio da articulação entre a educação superior, a escola e os sistemas estaduais e municipais.