Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diretora da Unespar participa de evento sobre inclusão promovido por escola de Portugal

Geral

Diretora da Unespar participa de evento sobre inclusão promovido por escola de Portugal

Geral, Ensino

por Denise Ligmanovski publicado: 18/12/2024 09h16 última modificação: 18/12/2024 10h52

A diretora geral do Campus de Curitiba II/FAP, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Noemi N. Ansay, participou de maneira remota, no dia 6 de dezembro, do Painel 2 Diálogos Sem Fronteiras: Reflexões Conjuntas de Portugal e do Brasil, com a conferência “A Perspectiva da Educação Inclusiva no Brasil: desafios e possibilidades”, dentro da programação do evento Inclusivo’2024 – Incluindo, com pré-conceitos excluídos, promovido pela Escola Profissional de Aveiro, em Portugal.

A primeira tertúlia teve como tema “Contextos de aprendizagem exclusivos na escola de todos”, e contou com diferentes especialistas na área da Educação Inclusiva e apoio do Pessoas 2030, Portugal 2030 e União Europeia.

O ciclo de tertúlias foi dedicado à Educação Inclusiva e os temas abordados foram saúde mental, bullying, psicomotricidade, educação inclusiva e a integração de alunos estrangeiros.

 Os pontos discorridos pela professora Noemi foram bem abrangentes: Formulação e implementação de políticas públicas voltadas a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; Gestão escolar e comunidade escolar; Práticas pedagógicas: atendimento educacional especializado; Plano de ensino individualizado; Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) - (engajamento, representação, ação e expressão); Profissional de apoio; Professor especializado (ensino colaborativo); Intérpretes de línguas de sinais e apoios e parcerias com associações de pessoas com deficiência, sociedade civil, coletivos, movimentos sociais e famílias.

Segundo Noemi, atualmente, Brasil e Portugal discutem temas relacionados a educação inclusiva e se aproximam no debate em prol da educação como um direito de todos(as).

Portugal e Brasil são países-irmãos com uma história de mais de cinco séculos. Nossas conexões são profundas e atualmente vivenciamos uma relação bilateral profícua, com base em um intercâmbio cultural, acordos comerciais, culturais, educacionais, científicos e diplomáticos. Assim, participar de uma ‘tertúlia’, ou seja, de um encontro com Educadores da Escola Profissional do Aveiro, em Portugal, é uma oportunidade de trocarmos experiência e divulgarmos o trabalho que fazemos na Unespar e no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva, o Profei”, esclarece.

A diretora finaliza lembrando que as primeiras iniciativas no Brasil voltadas para pessoas com deficiência datam de meados do século XIX e começaram com a criação do Instituto de Meninos Cegos, em 1854, e o Instituto dos Surdos-mudos INES, em 1857, por iniciativa do governo imperial.